O Grupo DPSP, responsável pelas bandeiras Drogarias Pacheco e São Paulo, lançou um curso de atendente de farmácia, com o objetivo de aumentar a empregabilidade e capacitar profissionais para o mercado de trabalho. Os interessados podem se inscrever por meio do link fornecido pela empresa.
O curso faz parte do Programa de Evolução do Varejo Farmacêutico (PEV Farma), criado pelo Grupo em parceria com o Instituto Racine. Desde 2021, o PEV Farma ofereceu dois outros cursos voltados à qualificação de profissionais para o setor farmacêutico.
“Criamos o PEV Farma com foco em assegurar educação técnica, profissional e de qualidade, de forma igualitária para a sociedade. Desde sua criação, já tivemos mais de 1.800 inscritos nos cursos e mais de 145 pessoas contratadas a partir deles. Em 2024, registramos um crescimento de 36% na absorção de alunos contratados como colaboradores”, explica Carla Sauer, diretora de Gente e Gestão do Grupo DPSP.
O curso de atendente combina formação teórica com aspectos práticos sobre medicamentos e rotinas de farmácia, totalizando 30 horas de treinamento. Ao final, os participantes recebem um certificado chancelado pelo Instituto Racine.
Além do PEV Farma, o Grupo DPSP oferece o Programa de Educação Logística (EduLog), criado em 2022, com mais de 1.900 inscritos. O programa é dividido em quatro módulos, que totalizam mais de 20 horas de formação. “Toda nossa estratégia de cursos para a sociedade está dentro do pilar +Eficiente do Ser+, que é o programa de sustentabilidade do Grupo. Com esses dois programas, que, juntos, somam quase 4 mil inscritos, disponibilizamos conhecimento do varejo farmacêutico de ponta a ponta, proporcionando uma visão generalista do setor”, conclui Sauer.
Varejo farma
O varejo farma é um dos que mais cresce no Brasil. Para se ter uma ideia do tamanho do mercado, um estudo recente, feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Cognatis, empresa especializada em big data e analytics, apontou que existem cinco farmácias para cada 10 mil habitantes. Ao todo, o País já reúne 99.816 estabelecimentos farmacêuticos.
As redes farmacêuticas representam quase 20% do volume de lojas. “A presença das farmácias no mercado brasileiro mostra que algumas poucas empresas são de alcance nacional e diversas companhias têm muita força regional”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Imagem: Shutterstock