Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Expandir com as oportunidades geradas pela crise

Redação de Redação
24 de novembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Hirai*

De 2010 para cá, o varejo brasileiro apresentou um crescimento acumulado de 32,5% (ante o PIB, que cresceu 16,10% no mesmo período). Foram anos fortemente beneficiados pelo aumento do poder de compra dos brasileiros e do aumento da classe média (a renda per capita cresceu 35%). Todos os segmentos do varejo cresceram fortemente nestes anos: o número de shopping centers cresceu 30% (112 novos empreendimentos inaugurados); supermercados (crescimento de 40,5% em número de lojas); franquias (39.276 novas unidades abertas); e e-Commerce (triplicou em faturamento).


Leia também:

-> Um evento que é top do varejo: quem foi, recomenda

-> Delegação GS&MD – Gouvêa de Souza para NRF Big Show ganha peso a cada edição


O varejo se movimentou e muitos investimentos ocorreram no setor – criação de novos formatos de varejo e novas marcas, ingresso de redes internacionais, fusões e aquisições, reformas e ampliações de lojas, modernização e automação enfim, o varejo brasileiro cresceu e ganhou escala, sendo que podemos afirmar que muitas redes brasileiras hoje não ficam nada a dever em comparação com as de países desenvolvidos. Tornou-se também o maior empregador do Brasil e se tornou, enfim, protagonista da economia brasileira, deixando de ser um setor coadjuvante.

Mas pela primeira vez vemos sinais de reversão da tendência. O aumento do desemprego e da inflação faz com que as famílias brasileiras percam o poder de compra e, principalmente, gera expectativas negativas, contaminando confiança e a propensão ao consumo.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, 150 mil lojas já pararam de funcionar neste ano. Esse número já se constitui por si só histórico, afinal, nunca tantas lojas fecharam num período tão curto de tempo. Um segmento fortemente afetado pela conjuntura atual é a de eletroeletrônicos. Praticamente todas as grandes redes estão se ajustando, seja fechando lojas, seja diminuindo as áreas de vendas. A Via Varejo por exemplo, dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, já demitiram 11 mil pessoas e fechou 31 lojas neste ano. Outro setor que teve queda acentuada é o de automóveis, onde 691 concessionárias já fecharam as portas, reflexos da queda de 20% nas vendas.

Caminhando por muitas ruas comerciais e alguns shopping centers Brasil afora, começam a se tornar visíveis os efeitos da crise – a profusão de tapumes, placas de aluguel e lojas provisórias são notórias.

Mas existem varejistas que também enxergam oportunidades de crescerem justamente neste momento adverso, aproveitando a maior oferta de áreas e imóveis, e uma maior flexibilidade nas negociações com os proprietários e administradores de shoppings.

Redes como as Óticas Carol, Renner, a estreia da Natura no varejo, Daiso e Forever 21 são algumas que mantêm seu ritmo de crescimento e obviamente usufruem de uma oferta maior de pontos comerciais e com custos de ocupação menores.

É, portanto, um bom momento para expandir sua rede e conquistar novos mercados, aproveitando as diversas oportunidades atuais no mercado imobiliário, sustentadas por uma visão de investimentos no mercado brasileiro de médio e longo prazo. Pense nisto.

*Marcos Hirai ([email protected]) é sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate

Postagem anterior

Blog Exame/Mercado e Consumo: Lições de Gestão pelo Timão

Próxima Postagem

GS&AGR realiza treinamento da metodologia Orçamento Base Zero

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Próxima Postagem

GS&AGR realiza treinamento da metodologia Orçamento Base Zero

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.