Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Gestão eficiente de suprimentos pode gerar economia de 10% sobre faturamento

Redação de Redação
24 de novembro de 2016
no Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
economia

Os gastos com esse departamento correspondem a 43% das receitas de uma empresa. Veja dicas do que fazer

Ter uma gestão de suprimentos eficiente é um passo importante para cortar custos. Conforme estudo da consultoria Bain & Company, as companhias que aprendem a ter excelência na hora de comprar suprimentos e de terceirizar serviços, economizam, em média, um valor equivalente a 10% de seu faturamento total. Em organizações de grande porte, essa porcentagem pode significar milhões ou até mesmo bilhões de dólares.

O desafio, porém, é grande. Para 85% dos executivos ouvidos pela Bain, faltam boas práticas na administração da área de suprimentos das empresas onde eles trabalham. A pesquisa entrevistou 60 profissionais. O indicador é preocupante, já que, em geral, os gastos com esse departamento correspondem a 43% das receitas de uma corporação.

O que fazer
Para uma gestão eficiente de suprimentos a Bain & Company recomenda:

– Usar plataformas eletrônicas para convidar os fornecedores a fazer suas ofertas, como num leilão de concessão

– Integrar as áreas que fazem os pedidos (seja de um computador novo ou de um prestador de atividades de limpeza) e o setor de suprimentos, que executa as ordens.
A ideia é que todos consigam enxergar o gasto total que a empresa terá com essa compra (que pode incluir não só os custos comerciais, mas também de logística e manufatura. “Muitas vezes o requisitante só olha seus interesses individuais. Esse comportamento precisa deixar de ser verticalizado”, diz Alfredo Pinto, sócio da Bain

– Entender a estrutura de custos dos fornecedores. Assim, torna-se possível identificar quando eles estão ganhando margens exacerbadas e também criar soluções em conjunto para entregar o produto ou serviço da melhor forma possível
– Checar se não há duplicidade na supervisão de terceirizados é mais um passo rumo à eficiência. Muitas empresas mantêm estruturas internas para controlar o desempenho de serviços contratados, mesmo que esse trabalho já seja feito pelo fornecedor

– Alinhar os bônus de incentivo dos funcionários da área de compras às metas da atividade fim

– Contratar para o setor de suprimentos profissionais experientes em outros nichos de grande importância para a empresa

– Para que todas essas mudanças aconteçam, é necessário que a organização crie “rituais” para que elas sejam discutidas, como comitês ou fóruns para colocar os custos em pauta. Ter canais de comunicação internos para que a cadeia de suprimentos deixe de ser composta apenas de requisições que entram e pedidos que são entregues, também é importante. Deve haver ainda sistemas para medir e cobrar os resultados dessas iniciativas.

Fonte: SM

Postagem anterior

Covabra espera aumento de 30% nas vendas com Black Friday

Próxima Postagem

Setor Infantil Movimenta R$ 2 Bilhões Por Ano e é Sempre Um Bom Investimento

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável
Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%
Varejo

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
Próxima Postagem

Setor Infantil Movimenta R$ 2 Bilhões Por Ano e é Sempre Um Bom Investimento

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.