Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Sobe de 48% para 63% o índice de pessoas que pretendem aproveitar a Black Friday

Redação de Redação
24 de novembro de 2020
no Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Mais da metade dos brasileiros (63%) pretende fazer compras na Black Friday. É o que revela a pesquisa “Boca de Urna” Black Friday realizada pela Social Miner – empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados -, em parceria com o Opinion Box. O resultado mostra um aumento no porcentual de pessoas dispostas a ir às compras na data. No levantamento anterior, 48% dos consumidores disseram que pretendiam aproveitar as ofertas neste ano.

Ainda de acordo com a pesquisa, 18% dos consumidores estão indecisos e 11% já estão aproveitando os descontos. O estudo indica ainda que, entre os 92% que vão consumir ou ainda estão em dúvida, as categorias mais procuradas devem ser eletrônicos, eletrodomésticos e eletroportáteis (confira os detalhes no infográfico abaixo).

O “Esquenta Black Friday” vem se mostrando uma boa estratégia: 31% do público engajado com a data pretende começar a comprar antes de 27 de novembro. Por isso, as marcas que já colocaram no ar suas campanhas de ofertas largaram na frente. Mas a maior parcela dos consumidores (45%) segue na intenção de comprar apenas no dia do evento.

O ticket médio está animador para os varejistas: 24% pretendem investir mais de R$ 1.000, 18% entre R$ 500 e R$ 1.000, e 9% entre R$ 400 e R$ 500. A forma de pagamento mais popular, escolhida por 61% dos respondentes, deve ser o cartão de crédito, seguida pelo cartão de débito, escolha de 38% dos entrevistados, e dinheiro, com 32%. A novidade aqui é o Pix que, apesar de recém lançado, surge como opção de pagamento para 11% das pessoas.

Sobre as principais motivações dos consumidores, a busca por itens de necessidade deve levar 58% a aproveitarem as promoções. Os itens de desejo aparecem em segundo lugar, com 50%. E também tem gente pensando em garantir as compras de Natal ou adquirir itens que facilitem a nova rotina, na qual se tem passado mais tempo em casa.

Quais os principais canais de compra?

O canal que deve ser mais usado pelos clientes na hora de comprar é o aplicativo das lojas, com 65% da preferência, seguido pelos e-commerces e lojas físicas, ambos com 42%. Já a pesquisa por promoções deve passar, em sua grande maioria, pelos ambientes digitais, sendo que 62% dos compradores deve buscar ofertas pelos apps, 57% em sites de busca, 37% em comparadores de preços, e 31% nas lojas físicas.

O comportamento evidencia a importância de os varejistas investirem em estratégias omnichannel, que integrem ações tanto online quanto offline, ampliando as oportunidades de engajamento e vendas.

A pesquisa mostra que a Black Friday, já faz parte da vida dos brasileiros, sendo que 99% disseram saber o que a expressão representa. E, se o evento trouxer ofertas vantajosas, pode acabar atraindo até 63% daqueles que estão indecisos ou que não pretendiam consumir na data. Por outro lado, taxa de frete ruins e falta de confiança podem levar os clientes a desistir das compras e são alguns pontos de atenção para os varejistas.

As empresas precisam, também, se atentar ao comportamento dos consumidores para criar experiências personalizadas, que incentivem o engajamento e fidelizem o público. Nesta Black Friday, por exemplo, 24% dos consumidores pretendem comprar na mesma loja na qual consumiram durante o evento do ano passado.

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

2021 – Seja protagonista!

Próxima Postagem

Pix tem quase 4,4 mi de portabilidade de chaves; movimento é “natural”, diz BC

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29
Meios de pagamento

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura
Economia

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem
Inovação

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%
Economia

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café
Economia

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA
Economia

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição
Notícias

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
BC antecida primeira etapa de lançamento do PIX

Pix tem quase 4,4 mi de portabilidade de chaves; movimento é "natural", diz BC

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.