Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Black Friday: WhatsApp é a principal ferramenta de busca para consumidor da periferia

Pesquisa mostra que esse cliente utilizará canais digitais e físicos durante o período de promoções

Redação de Redação
24 de novembro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
WhatsApp apresenta instabilidade em todo o mundo

O WhatsApp é a plataforma mais usada pelos consumidores que vivem nas periferias das cidades brasileiras para buscar promoções para esta Black Friday. A ferramenta é apontada como a preferida por 53% dos entrevistados que buscam por promoções, seguida da internet, com 38%.

Os dados são de um levantamento feito pelo Outdoor Social, negócio de impacto social que visa fomentar a empregabilidade e o empreendedorismo na favela. Segundo o estudo, 88% dos entrevistados gostam de promoção e 59% disseram que irão comprar na Black Friday deste ano, sendo mais forte a intenção entre as mulheres (56%), bem como entre os que têm entre 25 e 35 anos (35%).

No levantamento deste ano, é possível observar ainda a intenção de busca de um mix de canais para as compras na Black Friday 2022, tendência que se conecta com a perspectiva phygital e omnichannel do varejo atual. Nesse sentido, 60% dos entrevistados declararam que irão comprar em canais digitais e lojas físicas.

O levantamento mostra que Eletrônicos, Calçados e Eletros Portáteis são as principais áreas de interesse de consumo para a Black Friday 2022. Essa tendência pode ser conectada com a Copa do Mundo, que tem impulsionado a compra de produtos eletrônicos.

Entre o público feminino entrevistado, perfumes, cosméticos, e produtos de cama, mesa e banho foram os mais citados durante a pesquisa. A amostra revela ainda que os preços mais baixos e produtos com 50% de desconto são os fatores que atraem o consumidor durante a data. Além desses pontos, frete grátis e entrega rápida também são fatores impulsionadores e decisórios de compra.

Jornada de compra acessível

Considerando-se os desafios relacionados à Black Friday, 69% dos entrevistados afirmam que a falta de informações sobre o produto nas lojas online contribui para a desistência de uma compra, enquanto 74% alegam que trocar produtos comprados pela internet não é uma tarefa fácil.

“É importante garantir que a jornada de compra online seja mais próxima do consumidor, com exemplos, demonstração dos produtos, linguagem acessível. Também é interessante trazê-lo para experiências digitais imersivas e marcantes, oferecendo parcerias para ativação e comunicação por WhatsApp e descontos exclusivos de forma prática por meio do QR Code, por exemplo”, comenta Emilia Rabello, CEO da holding Outdoor Social.

A pesquisa foi realizada com 414 moradores de comunidades sediadas nas cidades de Belém, no Pará (Baixada Nova Jurunas e Condor); Manaus, no Amazonas (Cidade de Deus); Fortaleza, no Ceará (Pirambú); São Luís, no Maranhão (Coroadinho); Recife, em Pernambuco (Casa Amarela); Salvador, na Bahia (Complexo de Amaralina); Brasília, no Distrito Federal (Sol Nascente); Belo Horizonte, em Minas Gerais (Aglomerado da Serra); Rio de Janeiro (Rocinha e Rio das Pedras); e São Paulo (Heliópolis e Paraisópolis). A margem de erro é de 5%.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mulheres são sócias majoritárias de 4 em cada 10 empresas no Brasil

Próxima Postagem

Grupo Boticário desenvolve tablet com 20 fragrâncias e catálogo digital

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA
Tecnologia

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita
Varejo

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil
Economia

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje
Economia

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin
Economia

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz
Economia

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025
Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos
Indústria

Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

22 de maio de 2025
Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos
Economia

Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Grupo Boticário desenvolve tablet com 20 fragrâncias e catálogo digital

Grupo Boticário desenvolve tablet com 20 fragrâncias e catálogo digital

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.