A Black Friday de 2023 deve ser uma das mais movimentadas dos últimos anos. Segundo dados divulgados pelo Google relacionados aos últimos sete dias, as buscas pela expressão “Black Friday” estão 50% maiores do que no mesmo período de 2022.
No terceiro trimestre deste ano, as pesquisas na plataforma pela mesma expressão já haviam alcançado o recorde histórico em relação ao mesmo período em anos anteriores.
“Em linhas gerais, quando falamos de intenção de compra, alguns fatores chamam atenção: o cenário mais estável e perspectiva financeira favorável, bolso menos apertado e aumento das buscas pela maioria das categorias do varejo, maior intenção de compra e, por fim, um consumidor mais maduro e consciente, buscando mais para fazer as melhores escolhas nesta Black Friday”, diz Gleidys Salvanha, diretora de Negócios para o Varejo do Google Brasil.
Estudo do Google encomendado à Offerwise realizado em outubro também mostrou um cenário de maior otimismo dos consumidores para aproveitar as promoções. Os dados indicaram que sete em cada dez consumidores acreditavam, em outubro, que sua situação financeira iria melhorar. O resultado representava um aumento de 23% em relação a 2022.
Um terço dos entrevistados disse que estava com menos da metade de seu orçamento comprometido e 16% estavam com quase todo o orçamento comprometido. Em média, esses consumidores afirmaram que desejavam comprar itens de quatro categorias. Entre as apontadas como as mais desejadas, estavam moda, beleza, eletrodomésticos e celulares.
Onda de calor impulsiona consumo
A onda de calor que tem acometido o País nas últimas semanas deve ditar tendências na Black Friday deste ano. Produtos como ar-condicionado, ventilador e climatizador, por exemplo, ficaram entre os dez mais clicados todos os dias desta semana no Google Shopping e ganharam destaque nas buscas.
Em Itens para Pets, o tapete gelado foi o termo mais clicado ao longo desta semana, tendo registrado um crescimento de 25% de terça para quarta-feira. Em Cama, Mesa e Banho, o cobertor de resfriamento foi o quarto produto mais clicado no período. Os cliques em desodorante cresceram 23%.
Além disso, segundo os dados divulgados pelo Google nesta quinta, 23, as consultas por protetor solar cresceram 32% em 24 horas. Outra curiosidade é o grande interesse do brasileiro por geradores de energia. De segunda a terça-feira, o produto foi o terceiro mais clicado na categoria Casa & Construção.
Clássicos da Black Friday
Produtos tradicionalmente buscados na Black Friday, como eletrodomésticos, eletroportáteis e itens de telefonia, começaram a aumentar no Google no Brasil nas últimas semanas. Nesta quarta-feira, a maioria dos produtos mais clicados no Google Shopping fez parte dessas categorias.
O iPhone 13 e 14 foram os dois termos que geraram mais cliques na plataforma. As buscas pelo modelo Galaxy S23 da Samsung cresceram mais de 300% em 24 horas.
Outro produto com crescimento de interesse no período foi a Air Fryer, com aumento de 76% nos cliques. O nome da fritadeira elétrica foi o terceiro mais clicado no Google Shopping. Na última segunda-feira, lava louças registraram alta nas buscas de 143%, lava e seca, de 127%, e cafeteira, de 91%.
Ainda assim, as buscas no Google mostram uma tendência de diversificação na cesta de compras do brasileiro para a data. Categorias menos tradicionais, que já vinham crescendo ao longo do ano, estão acelerando na semana da Black Friday.
Em Perfumaria e Cosméticos, os cliques em niacinamida (vitamina B3) mais que dobraram em 24 horas. Suplementos tiveram aumento de buscas de 24% em relação ao ano passado. O destaque, nesse caso, vão para expressões como whey protein (alta de 49%), pré-treino (31%), maca peruana (24%) e vitamina B12 (21%).
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