Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

‘Com o governo não se briga’

Momentum 1.047

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
24 de dezembro de 2023
no Artigos
Tempo de leitura: 4 minutos

“A expressão “Com o governo não se briga”, com justa razão, é quase um mantra no setor empresarial. No Brasil e no mundo. Mas isso não deveria significar compactuar, aceitar ou submissão. Especialmente num país como o Brasil, em particular neste momento, quando está sendo redesenhada uma profunda mudança geopolítica e econômica global. Por aqui, tanto precisa ser feito para transformar o País e a realidade com visão estratégica e de longo prazo.”

Estamos vivendo períodos de intensas e profundas transformações geopolíticas e econômicas no cenário global com a crescente importância estratégica da Ásia, liderada por China e Índia, que, sozinhas, representam 37% da população mundial.

Os dois países têm investido massivamente, com a visão de que o protagonismo futuro estará cada vez mais vinculado à liderança nos campos da tecnologia e do digital, sempre combinados com a educação.

A China tem atuado de forma decisiva por meio de projetos como o New Silk Road Initiative 2.0, que integra economias emergentes e em consolidação na região, na África e América Latina.

E com a redução do potencial de crescimento, influência e liderança econômica e política, Estados Unidos, Europa Ocidental e Oriental, envolvidos em seus próprios problemas e conflitos internos, são cada vez mais desafiados pelo futuro iminente redesenhado a partir da Ásia.

No conjunto desses cenários, o Brasil tem condições potenciais únicas para se posicionar e agir. Capitalizando seus ativos, essa constatação por si só já definiria importantes diretrizes estratégicas e de longo prazo para um projeto para o País.

Como parte dessa visão mais abrangente, devemos sempre avaliar o ativo estratégico que representa nossa capacidade de pesquisar, produzir, armazenar e distribuir alimentos, nas condições que podemos e fazemos. E em processo de crescente evolução.

Outro de nossos ativos estratégicos importantes é a baixa idade média de nossa população, se comparada com a realidade global, porém, com aceleração do processo de envelhecimento na fase final de nosso período de bônus demográfico.

Mas devemos considerar igualmente a extensão territorial, os recursos naturais disponíveis e a nossa crescente importância geopolítica, num cenário reconfigurado, com a redistribuição do poder econômico, social, político e tecnológico em processo pela evolução a partir da Ásia.

É sempre fundamental relembrar o ativo representado pelo setor empresarial, que consegue sobreviver e desenvolver negócios em condições adversas, complexas, mutantes e em que predomina a visão estatal curto-prazista.

Por tudo isso, o atual silêncio do setor empresarial não pode e não deve ser aceito, ainda que não se deva brigar com governos, sob pena de mais uma vez comprometermos um momento particular e potencialmente positivo para o País pela pragmática e conveniente acomodação.

A verdade é que poucos líderes empresariais continuam se fazendo presentes por suas manifestações e posicionamentos.

À frente dos negócios predominam executivos altamente preparados para trazer resultados para as empresas que dirigem. E que podem mudar de negócios ou empresas de acordo com as demandas e os atrativos dos desafios, possibilidades e pacotes de compensação.

E com a crescente participação de lideranças desenvolvidas nos mercados financeiros, onde os resultados e o pragmatismo de curto e médio prazos são o que determinam a avaliação positiva ou negativa de seu desempenho. E as compensações.

Nesse ambiente, a visão de futuro do País, seu projeto e execução ficam, cada vez mais, com o Legislativo e o Executivo, que têm na próxima eleição seu parâmetro mais importante de sua realização.

Com isso, vamos delegando o futuro para aqueles poucos que insistem em tentar sensibilizar sobre a repetição dos erros históricos do passado num eterno mais do mesmo.

A visão do mundo em transformação e os novos desafios e oportunidades são privilégios de muitos estudiosos, professores e autores.

A capacidade de avaliar potenciais ameaças e oportunidades, definir estratégias e agir também é de muitos, especialmente executivos com ampla, profunda e sempre atualizada competência para gerar resultados de curto e médio prazos nos negócios sob seu comando, estimulados sempre pela avaliação e remuneração pelo desempenho.

Mas não podemos ignorar que está criado um vácuo institucional que no passado foi preenchido por líderes empresariais com voz ativa e presença constante, trazendo sua visão e capacidade de ação para promover a transformação estratégica do País.

Isoladamente, eles não teriam tido o sucesso que tiveram, mas no seu conjunto ajudaram muito a moldar os inúmeros aspectos positivos que o País possui.

Esse período é especialmente propício, por muitas razões, para o repensar de ciclos, valores, missão, causas e objetivos, em especial no setor empresarial.

Talvez seja válida e saudável a provocação. Sem brigar com governo, quem está cuidando da nação?

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Com estabilidade nos preços, brasileiro gasta mais nas compras

Próxima Postagem

Porto cria empresa de serviços com assistência especializada a consumidores

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Porto cria empresa de serviços com assistência especializada a consumidores

Porto cria empresa de serviços com assistência especializada a consumidores

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.