Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tudo a ver

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
25 de fevereiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos

Plataformas Exponenciais, Ecossistemas de Negócios e Meta Banking reconfiguram o futuro do mercado

No mundo ocidental são as Plataformas Exponenciais, como Google, Facebook, Amazon e outras, incensadas no Vale do Silício que dominam a reconfiguração do futuro do mercado.

A partir da China vieram os Ecossistemas de Negócios, com sua configuração organizacional, cultural e estrutural própria que permite o salto quântico vivido pela economia chinesa que já superou em valor a dos Estados Unidos no critério PPP – Paridade do Poder de Compra. E que neste ano deverá superar em mais de US$ 100 bilhões em vendas no varejo.

Um terceiro vetor de transformação é o que estamos caracterizando como Meta Banking, aquele precipitado pelas atividades financeiras realizadas por agentes não financeiros, controlados ou não pelos sistemas oficiais.

É aquilo que caracterizado pelo pagamento móvel pode, ou não, transitar pelas contas bancárias de usuários ou empresas como, em parte, acontece na China. E também poderiam ser feitos por Apple Pay, Samsung Pay, Amazon e muitas outras plataformas, de forma potencialmente independente dos sistemas financeiros controlados oficialmente.

Os sistemas financeiros têm buscado, em parte se adaptar a essa potencial nova realidade com o movimento que se configurou em âmbito internacional do Open Banking que, em 2015, ensejou a criação do Open Banking Working Group, buscando padronizar esse conceito.

Unindo instituições bancárias, fintechs e outras empresas do setor financeiro, o movimento busca  integrar iniciativas com mais abertura desse mercado e agilidade nos procedimentos adotados, alinhando com as profundas transformações precipitadas pela tecnologia.

Algumas instituições brasileiras já fazem parte dessa iniciativa, em processo de regulamentação pelo Banco Central, e querem obter maior envolvimento de usuários e aumento de venda de produtos e serviços a partir do uso de suas APIs apoiado num ecossistema de aplicativos de terceiros integrados aos seus serviços.

Mas o que conceituamos como Meta Banking é mais ambicioso em sua visão e decorre da transferência potencial cada vez maior da atividade financeira para agentes não egressos do setor financeiro tradicional, monitorado e controlado pelos Bancos Centrais, por conta e obra dos movimentos das fintechs, blockchain, moedas virtuais e mais os avanços em outras formas de atividade no setor a partir do uso da tecnologia.

E se constitui em ponto de preocupação pelo risco das instituições financeiras perderem protagonismo e poder de controle pelos Bancos Centrais.

Em comum nos três movimentos o papel decisivo da tecnologia na dimensão, amplitude, velocidade, impacto e profundidade da transformação.

E também em todos os casos a expansão tentacular e assustadoramente rápida a partir do núcleo transformador como já visto nas Plataformas Exponenciais e nos Ecossistemas de Negócios.

Dos três movimentos o Meta Banking parece ser aquele que deve ser considerado o tema para o momento, pois tem o poder de afetar toda a atuação das instituições financeiras em âmbito global. Bancos Centrais, internacionais e nacionais, em sua atividade fundamental tentam zelar pelo equilíbrio e saúde dos sistemas financeiros, potencialmente afetados pelo choque gerado pela evolução das criptomoedas e mais tudo que pode ser embarcado e, principalmente, desintermediado, pelas carteiras virtuais, como já acontece em parte na China com o pagamento móvel, especialmente envolvendo o consumo.

E que pode ser amplificado pelas Plataformas Exponenciais e mais os Ecossistemas de Negócios, dependendo do grau de controle de atividades financeiras em cada mercado ou país.

De forma direta, o conceito do Meta Banking pode ser o elemento de integração mais disruptivo entre as Plataformas Exponenciais e os Ecossistemas de Negócios na reconfiguração de todo o cenário futuro de mercado.

E o futuro próximo, cada vez mais desintermediado em todas as áreas de atividade humana, pode estar tocando de forma mais direta todo o sistema financeiro global.

Omnistory: missão cumprida

Como programado, depois de 18 meses, a loja Omnistory, a primeira unidade da plataforma laboratório-omni do Brasil encerrou esta etapa no Shopping Vila Lobos, em São Paulo.

Lançada em agosto de 2017, durante o 4º Latam Retail Show, a Omnistory, pela primeira vez ofereceu um amplo conjunto de soluções totalmente integrado em ambiente omni, mostrando experiências e soluções inovadoras pelo apoio decisivo de parceiros de negócios do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

E também em caráter inovador, a cada quatro meses, houve a alteração da linha de produtos e serviços que culminou, nesse último ciclo que iniciou em agosto do ano passado, com a inédita operação da Omnistory by Ayrton Senna.

Esse último ciclo foi também marcado pela incorporação em caráter inédito no mundo, do primeiro experimento operacional de VR-Commerce, a integração da Realidade Virtual com o Comércio Eletrônico.

Esse lançamento em âmbito mundial aconteceu durante o Latam Retail Show, no precursor Senna Experience, que apresentou o embrião de um futuro espaço para valorização do legado do piloto Ayrton Senna, uma referência nacional cada vez mais presente no processo transformador que vive o Brasil.

O apoio de parceiros de negócios e o projeto do Grupo GS& Gouvêa de Souza e suas unidades de negócios tornaram viável a demonstração em tempo real, e plenamente operacional, de soluções inéditas que conjugavam experiência, compras em ambiente real e virtual, comunicação digital, personalização, individualização promocional, reconhecimento facial com  identificação de zonas de calor e nível de satisfação, variações olfativas e auditivas adequadas ao momento de consumo, pagamento “frictionless”, além de integração com locker e vending machine.

Tudo reconfigurado com a atuação das equipes de atendimento em uma proposta também inédita de performance teatralizada.

A evolução do projeto inicial está agora em desenvolvimento e elaboração e sua nova etapa deverá ocorrer no próximo Latam Retail Show.

Nota Final e Pessoal

Com esta publicação completamos 800 artigos produzidos exclusivamente para o Mercado & Consumo. Uma jornada interessante, ao menos em termos pessoais.

Como são produzidos e publicados 50 artigos por ano, essa marca representa 16 anos consecutivos de produção deste material, desde quando lançamos o Mercado & Consumo digital e diário, que sucedeu o Retail Now, edição impressa.

Na base histórica, consideradas duas horas em média de pesquisa por artigo e mais uma hora de elaboração direta, estamos concluindo um ciclo de 2.400 horas dedicados à série, iniciada e mantida pela ideia de compartilhar aprendizados pessoais. Algo como se dedicássemos todo o tempo de 240 viagens aéreas à Nova Iorque escrevendo artigos.

Aqui foram apresentados pela primeira vez conceitos que foram posteriormente incorporados e amplificados  pelo mercado como Neoconsumidor, Omnicultura, Metaconcorrência, As ondas dos Serviços no Varejo, Experiência 5.0, GODE – O novíssimo consumidor, PDX, a loja exponencial, O mimetismo do consumidor, Multipolarização, Metaconsumidor, Omnistory, Consumidor-Cidadão, Tudo Junto e Misturado, VR-Commerce, Multivarejo e, agora, o Meta Banking.

Que é até onde a memória alcança!

Não há como negar que nesse processo de pesquisa e elaboração dos artigos, fui o maior beneficiado pela rotina que nos impusemos de tê-los sempre prontos nos fins de semana para publicação nas segundas-feiras, durante 50 semanas por ano por esses 16 anos.

Esperamos que, por esse compromisso, também tenhamos gerado alguma contribuição para o conhecimento, entendimento e antecipação dos movimentos de mercado para aqueles que nos acompanharam nessa jornada.

Agora faltam apenas 200 artigos, mais quatro anos, para fecharmos esse ciclo e aí teremos os mil artigos para atualizar antes de relaxar.

Obrigado pela companhia nesse período e, marcando uma nova fase, faremos algumas pequenas mudanças na apresentação e configuração de nosso artigo semanal a partir de agora.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Brasileiro gastará mais de 600 reais no Carnaval

Próxima Postagem

Programas de assinatura. Direto da indústria para dentro da sua casa

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Programas de assinatura. Direto da indústria para dentro da sua casa

Programas de assinatura. Direto da indústria para dentro da sua casa

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.