Patrocinadoras apostam no BBB 2022 para lançamentos e bombam nas redes sociais

As 15 marcas que participaram do primeiro mês do reality geraram mais de 282 mil menções nas redes sociais

A cada ano o Big Brother Brasil (BBB) agita o mercado publicitário e ajuda a impulsionar ações de marcas que anunciam no reality. As cotas de patrocínio ultrapassaram os R$ 600 milhões besta edição. No ar desde 17 de janeiro, 15 marcas já apareceram no programa durante seu primeiro mês de exibição, gerando mais de 282 mil menções nas redes sociais.

Segundo levantamento feito pela Stilingue, plataform de insights baseada em inteligência artificial, a marca mais comentada neste período foi a Americanas (80,5 mil menções), que marcou presença em duas provas disputadas pelos brothers.

As provas entre os participantes são as que geram maior visibilidade para as marcas e impulsionam maior volume de conversas na internet. No primeiro mês, foram 11 provas patrocinadas no programa. O principal destaque ficou por conta da prova PicPay (140 mil menções), que aconteceu logo na primeira semana de confinamento, valendo imunidade para uma dupla dos Camarotes.

Tatiana Piloto, vice-presidente da ActiveCampaign para a América Latina, destaca que as marcas devem aproveitar o barulho em torno do reality interagir e engajar o público por meio conteúdo e memes com  acontecimentos relacionados ao BBB.

“É uma oportunidade que não deve ser desperdiçada pelas marcas, ainda mais nestes tempos em que impactar e despertar o interesse dos consumidores é algo extremamente desafiador”, afirma Tatiana.

Segundo ela, para aumentar as chances de sucesso das ações, é importante o desenvolvimento de mensagens criativas e que não soem forçadas, sem qualquer conexão entre o perfil da marca e o fato ocorrido no programa (o que pode levar à sensação de oportunismo).

Entre as marcas participantes deste ano estão C&A, Heineken (com Amstel), P&G e Seara adquiriram as cotas Camarote; e Above, Hypera Pharma (com Engov After, Neosaldina e Vitasay), QuintoAndar e McDonald’s.

Ações das marcas 

No dia 17, a Heineken fez uma ação com a marca Amstel Ultra, cerveja de 72 calorias, ao montar uma academia no jardim da casa, com um circuito de atividades para os participantes realizarem sem se preocupar em contar as calorias.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Americanas é uma das patrocinadoras do programa. A estreia da marca foi em uma disputa de resistência que resultava em imunidade para uma dupla de participantes. Durante a primeira prova, a marca registrou um crescimento de mais de 60% na utilização de cupons no app Americanas, em comparação com a primeira ação realizada pela Americanas na edição do programa em 2021.

Além da prova, a Americanas também fez entregas da dinâmica do mercado e um churrasco especial para os brothers, que rendeu um crescimento de mais de 80% na utilização de cupons no app Americanas e um aumento de mais de 50% em visitas no site e app Americanas. As ações mostraram a diversidade de produtos Americanas e a conveniência oferecida pela marca.

As marcas Lacta e Bis, do grupo Mondelez Brasil, estão disponíveis no Quarto do Líder – o cômodo que reúne as melhores regalias da casa. “Quem nunca se reuniu com os amigos e a família para assistir e comentar o BBB? Nesses momentos não pode faltar algo saboroso e a missão das nossas marcas é garantir mais deliciosidades para esses encontros, dentro e fora da casa”,  comenta Renata Vieira, diretora de marketing de chocolates da Mondelez Brasil.

Com o objetivo de apresentar o portfólio da marca, a Seara preparou um almoço ao ar livre, com atividades especiais. No ambiente, harmonizado com Seara, os participantes tiveram acesso a áreas de alimentação, lazer e brincadeiras.

“Queremos levar experiências que surpreendam os nossos consumidores, público e as pessoas em geral em todas as ocasiões”, afirma Tannia Bruno, diretora de Marketing da Seara.

Já a Avon lançou a coleção Bonita feita pela embaixadora da marca Juliette Freire em uma das entradas semanais de produtos na casa.

A audiência desta edição do BBB, no entanto, está a desejar. Dados do Kantar Ibope, divulgados pelo Notícias da TV, mostram que a média de audiência das últimas cincos semanas foi de 22,4 pontos, 18,4% menor do que no mesmo período no ano passado, com média de 27,4 pontos.

Imagens: Reprodução e Divulgação

Sair da versão mobile