Média de gasto por pessoa será de R$ 250 no Dia do Consumidor deste ano

Para a pesquisa foram entrevistados 1.700 usuários de todas as regiões do Brasil

Dia do Consumidor

Segundo pesquisa realizada pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico, a maioria dos brasileiros, 76%, pretende fazer suas compras no marketplace no Dia do Consumidor. O levantamento ainda mostrou que a média de valor de investimento será de R$ 250. As categorias que mais pretendem investir são celular e acessórios, eletrodomésticos e informática. 

“O Dia do Consumidor já se tornou um dos momentos mais importantes do varejo brasileiro. A data é uma oportunidade para pequenos e médios vendedores e grandes marcas apostarem em promoções e competir pela atenção do consumidor”, destaca Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shoppe. O executivo ainda destaca que as pessoas buscam conveniência e economia. 

Para o estudo foram entrevistados 1.700 usuários de todas as regiões do Brasil. As perguntas foram feitas através do modelo in-app (dentro do aplicativo).

Motivações 

OS resultados da pesquisa da Shopee mostram que 45% dos entrevistados pretendem comprar durante a data. Entretanto, a maioria (75%) destacou que só pretende realizar a compra após comparar o preço em diversos apps e na internet. Outros 68% disseram comparar as promoções do Dia do Consumidor com outras datas importante do varejo, como a Black Friday. 

Entre as principais motivações para comprar na data, 62% dos entrevistados disseram estar em busca de itens de desejo com melhor preço. E outros 30% citaram que procuram produtos de necessidades básicas com bons preços. 

Na comparação com a pesquisa realizada em 2022, a média de gasto aumento 18%, passando de R$ 218 para R$ 250. A categoria que mais cresceu na avaliação de pretensão de compra foi a de eletrodomésticos, com 2,4%. Já em 2023, as categorias preferidas são cozinha e decoração, roupas femininas e calçados. 

O estudo ainda mostrou que os métodos de pagamento mais utilizados serão o cartão de crédito, com 49%, e o Pix, com 38%. Na sequência estão o boleto bancário, 6%, cartão de débito, com 4%, e outras opções de pagamento como dinheiro, link, QR Code representam apenas 1%. 

Imagem: Shutterstock

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