A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e os bancos associados da entidade manifestaram sua solidariedade às vítimas das chuvas históricas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo. Desde o final de semana, a instituição e os bancos priorizaram esforços para assistir aos desabrigados pela catástrofe.
Somente nas primeiras ações já foram contabilizadas mais de R$ 1,3 milhão em doações diretas da Febraban e dos bancos. O dinheiro é destinado aos moradores da região e a entidades como União BR, Instituto Verdescola e Gerando Falcões para comprar alimentos, água, colchões e artigos de primeira necessidade.
Os bancos também formalizaram parcerias com entidades civis locais e começaram campanha para mobilizar clientes e funcionários para doações às vítimas.
Entre as primeiras iniciativas dos bancos e da Febraban estão a liberação do saque calamidade do FGTS aos trabalhadores dos municípios e ações de auxílio para funcionários e familiares na região. Também estão previstas agências para recebimento de doações e o reforço de orientações às equipes de seguro das instituições para o atendimento da população local.
Imagem: Rovena Rosa / Agência Brasil