Estudo aponta os 6 pilares para transformar o varejo com dados

O guia da KPMG visa impulsionar o crescimento sustentável e a confiança no varejo

Apresentando insights para ajudar os líderes a conquistar clientes, a KPMG publicou um guia prático com seis pilares de transformação do varejo orientado a dados, com o objetivo de reduzir a lacuna entre a coleta de dados dos consumidores e o impacto real dessas informações no mercado.

Batizado de “Com base na sobrecarga de dados: decisões baseadas em dados no setor de varejo”, o guia busca impulsionar o crescimento sustentável no varejo, além de manter a confiança por meio da privacidade e segurança cibernética.

De acordo com o guia, o varejo orientado por dados pode personalizar a experiência do cliente, otimizar operações, indicar os caminhos para iniciativas individuais e empenhar-se na abordagem unificada. Dessa forma, será possível construir uma base em torno de seis pilares interconectados. Confira os seis pilares apresentados pela KPMG:

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  1. Modelo operacional: O volume e a velocidade dos dados exigem um modelo operacional ágil, escalável, centrado nos dados do varejo, que auxilie nas decisões estratégicas.
  2. Processos: Estabelecer processos claros que conectem os dados a insights acionáveis ao longo de toda a cadeia de valor.
  3. Tecnologia: Avaliar a capacidade das tecnologias atualmente em uso, adotando ferramentas de ponta para análise, visualização e implementação da Inteligência Artificial.
  4. Pessoas: Analisar as habilidades técnicas e interpessoais dos funcionários, identificar lacunas, realizar treinamentos e aprimorar as técnicas.
  5. Capacitação no uso de dados: Promover uma mudança cultural em que as decisões sejam tomadas com base em insights respaldados por dados, e não apenas por instinto.
  6. Qualidade nas informações: Identificar os dados específicos para as funções-chave, rastrear as fontes para garantir a precisão e integridade, além de avaliar os processos de análise de dados.

“Muitos varejistas não são capazes de obter insights unificados devido à infraestrutura inadequada, sistemas tecnológicos múltiplos e transformações fora de sincronia. Os empresários precisam de um entendimento e planejamento em profundidade da jornada rumo ao cliente, o que requer que as informações sejam desmembradas e analisadas de maneira conectadas”, explica o sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa.

Imagem: Envato

Redação

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