A Swarovski abriu as portas da sua primeira flagship store na Itália. Localizada no número 31 da Piazza Duomo, em Milão, a loja conta com quatro vitrines distribuídas em três andares e com 550 metros quadrados.
O objetivo foi levar à capital mundial da moda o luxo proporcionado pela luz da marca, proporcionando uma experiência imersiva. Pela primeira vez, a marca traz uma área de salão dedicada a diamantes cultivados em laboratório, com as coleções de joias finas Swarovski Created Diamonds.
A flafgship também conta com a coleção completa da Swarovski, desde joias de cristal, relógios, decoração para a casa e até óculos com cristais, utensílios de mesa e produtos de edição limitada; os cristais da Swarovski e as colaborações cristalizadas com marcas globais.
“Milão é a capital internacional da moda, do luxo, do design, da arte, da cultura e do lifestyle, e a Swarovski Duomo é a expressão máxima da nossa expertise no varejo”, afirma Michele Molon, diretora Comercial da Swarovski.
A Swarovski Duomo foi imaginada e desenhada por Giovanna Engelbert, diretora criativa global da Swarovski, como parte da visão mais ampla da marca e do seu novo espaço de venda no varejo.
“Sempre adorei a forma como os milaneses usam as suas joias: há uma ousadia, uma simplicidade e uma intenção fascinante. A nossa flagship é um portal para o mundo da Swarovski, onde a extravagância e a alegria se encontram com a elegância e, finalmente, onde o cristal revela o seu verdadeiro poder como catalisador da criatividade”, diz.
Outras flagships
Além da Swarovski Duomo, Michele destaca a Galleria Instant Wonder e das nossas lojas WonderLUX nas ruas Cordusio, Corso Buenos Aires, Corso Vercelli e no aeroporto de Linate como centros para as colaborações B2B. “O nosso showroom oferece uma visão geral das nossas parcerias, herança e inovações, integrando perfeitamente as áreas de varejo e online para oferecer uma experiência única ao cliente omnichannel”, afirma.
Maior loja da marca, a Swarovski da 5ª Avenida, em Nova York, tem 1.400 m² de área e produtos distribuídos por dois andares. A arquitetura da loja busca fazer com que os visitantes se sintam dentro de uma caixa de joias gigante. Muito veludo e muita seda são usados no acabamento. O logo octagonal está espalhado pela loja: na fachada, nos nichos, displays, maçanetas e espelhos de mão.
No segundo andar, há o laboratório de criação de diamantes. A escada central conduz os clientes para uma sessão com a historia de 128 anos da marca. Outros destaques da loja são as collabs com marcas como Puma e Disney e personalização de produtos.
A Swarovski, que antes tinha um posicionamento premium, está passando por uma renovação para fincar o pé, de vez, no mercado de luxo. As principais mudanças que estão sendo feitas estão relacionadas à estratégia de fortalecimento da marca, aumento de vendas e redução de custos.
Em 2023, a Swarovski inaugurou o seu primeiro ponto de venda no Brasil desde o reposicionamento global da marca. Localizado no piso térreo do Morumbi Shopping, em São Paulo, o espaço foi projetado sob um conceito chamado de Wonderlux.
“Colocar São Paulo no radar global da Swarovski das cidades mais importantes e estratégicas da marca é fruto de um sonho que se torna realidade com o nosso reposicionamento, cada vez mais firme no Brasil”, disse Carla Assumpção, diretora-geral da Swarovski para Brasil, Chile e Argentina, à época.
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