O valor gasto pelos brasileiros no feriado da Páscoa deste ano cresceu 14,29% em todo o País. O levantamento foi realizado pela Getnet, empresa de tecnologia de soluções de pagamento do grupo PagoNxt, do Santander, que comparou os dados entre os finais de semana de 29 a 31 de março de 2024 e de 18 a 20 de março de 2023.
De acordo com o estudo, o resultado foi impulsionado principalmente pelo setor de atacado em lojas físicas, que registrou aumento de 17,97% no valor movimentado no período. Esse crescimento refletiu a forte atuação do segmento de atacado de alimentos, que apresentou alta de 8,72%.
“Nesta Páscoa, observamos um aumento nos valores gastos, mas não na quantidade de itens comprados para a data. Isso se explica, por um lado, pela inflação dos ovos de Páscoa, que avançou cerca de 9%, e, por outro lado, pelo aumento das compras em geral, impulsionadas pelo feriado de 4 dias. Em resumo, tivemos uma Páscoa tímida, mas com crescimento nos valores e no ticket médio, em razão do feriado prolongado e do aumento das viagens no período”, destaca Rodrigo Carvalho, superintendente de Analytics da Getnet.
Outros setores que se destacaram foram os de supermercados e hipermercados, com crescimento de 4,16%, e o de postos de combustíveis e gás veicular, que registrou alta de 12,52%, impulsionado pelas viagens realizadas durante o feriado prolongado.
Embora tenha havido crescimento no valor total transacionado, a quantidade de compras e vendas apresentou leve retração de 1,36% em relação ao ano anterior. Contudo, o segmento de atacado seguiu em trajetória oposta, com aumento de 1,53% no número de transações, puxado principalmente pelo atacado de alimentos, que cresceu 11,67% nesse indicador.
Imagem: Envato