Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Riachuelo investe em canais digitais e encerra 1 trimestre com caixa saudável

Redação de Redação
25 de maio de 2020
no Malls, Notícias, Shopping centers, Varejo, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos

O Grupo Guararapes, dono da Riachuelo, tomou uma série de medidas para manter sua operação saudável no primeiro trimestre do ano. Com suas 323 lojas físicas em todo o país e fábrica fechadas durante a crise, a companhia direcionou seus esforços a orientar clientes acostumados a pagar suas faturas em loja (mais da metade da base do recebimento) a adotar meios digitais, reforçando também a parceria com correspondentes bancários, como supermercados e farmácias, para oferecer novas formas de pagamento aos clientes.

O resultado foi o cumprimento de 100% da meta do recebimento em abril e recuperação da lacuna referente às faturas de cartão não pagas em março. “Logo que tomamos a decisão de fechar as lojas, sabíamos que a principal variável a sofrer impacto seria a carteira de recebimentos. Nosso cliente é mais sensível a qualquer movimentação macroeconômica”, disse o CEO da Riachuelo Oswaldo Nunes. “Fomos bastante rápidos e mobilizamos toda a frente de vendas a ensinar o nosso cliente a usar o meio digital”.

A Riachuelo conseguiu fazer com que suas carteiras performassem no nível de gerar caixa no trimestre, além de buscar no mercado outras formas de preservar sua liquidez, mantendo o patamar de caixa saudável para passar pelo momento mais agudo da crise sem impactar sua força de vendas. “Usamos todos os instrumentos necessários para preservar o caixa da empresa e manter nossos empregos. Abrir mão de mão-de-obra qualificada e comprometida é sempre nossa última opção”, reforçou Nunes.

A Riachuelo acessou linhas de crédito junto aos bancos e anunciou em fato relevante a captação de R﹩ 1 bilhão no período, dos quais R$ 200 milhões captados ainda no 1T20 e o restante no mês de abril. “Nos cenários de stress que traçamos no início da crise, tivemos o cuidado de acionar linhas de crédito e aumentar de forma significativa nossa posição de caixa”, afirmou Túlio Queiroz, CFO da Riachuelo.

A companhia encerrou o primeiro trimestre de 2020 com endividamento líquido de R$ 1.582,8 milhões ante R$ 1.613,7 milhões reportados no 1T19. O aumento na alavancagem da companhia, para 1,6x sobre o Ebitda (contra 1,0x no mesmo período de 2019) deveu-se à pressão sofrida no indicador no 1T20, em razão do cenário de queda na receita de vendas e manutenção do nível de despesas operacionais, cujos esforços de eficiência terão efeitos a partir do segundo trimestre.

O ‘novo normal’

Na visão de Oswaldo Nunes, o potencial da loja física continua, com o cliente querendo uma integração cada vez maior para usufruir de melhor experiência, e vê os consumidores voltando aos poucos para um ‘novo normal’ pós-isolamento. Mas a digitalização, segundo ele, deverá se reforçar após a crise e pesar mais na decisão de consumo.

“Vemos um consumidor mais digital e mais exigente com as marcas. Empresas como a Riachuelo, mais robustas e com mais acesso a crédito, estão conseguindo atravessar a crise para seguir avançando na transformação digital com velocidade, e também no relacionamento com o cliente, para sair mais fortes dela. Precisamos ressignificar o papel da loja e reinventar a forma de interagir com o cliente no ponto de venda. É um papel em branco, uma oportunidade de redesenhar o negócio pós-pandemia”.

Só em 2019 a empresa investiu R$ 168 milhões em tecnologia voltada para os canais digitais e, com a crise, muitos projetos foram antecipados, com a visão de ter o cliente no centro do negócio. As vendas pelo WhatsApp estão habilitadas para 100% das lojas físicas e disponíveis em todos os mercados operados pela companhia, e o Click & Collect, também disponível em todas a rede, permite que os clientes retirem os produtos adquiridos online nas lojas físicas.

A empresa também implementou o Drive-thru em 156 lojas para enfrentar o período de crise e o projeto RCHLOVERS, iniciado em abril, que tornou os colaboradores da Riachuelo em novos promotores de venda.

Outras medidas reforçam a operação integrada da Riachuelo nos canais online e offline e a experiência mais fluida em loja. O Ship from Store foi concluído e será implementado a partir de junho e, com isso, a totalidade dos estoques da companhia (centros de distribuição de lojas) estará disponível para as vendas online. O PDV Mobile, já presente em 295 unidades, que possibilita agilidade no fechamento das compras e consequentemente maior conversão no ambiente de loja estará disponível em 100% das unidades na reabertura. Já o Self Check-out, modalidade de autopagamento, será testado ainda esse ano.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Hora de repensar os dois Brasis

Próxima Postagem

Reabertura do comércio pode não ser suficiente para melhora do consumo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem
Eventos

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Prédio que pretende ser o mais alto do mundo terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi
Economia

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

12 de maio de 2025
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa
Economia

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

12 de maio de 2025
Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria
Tecnologia

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

12 de maio de 2025
Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa
Economia

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

12 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Varejo

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista
Notícias

Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

12 de maio de 2025
China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil
Economia

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Reabertura do comércio pode não ser suficiente para melhora do consumo

Reabertura do comércio pode não ser suficiente para melhora do consumo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Prédio que pretende ser o mais alto do mundo terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

12 de maio de 2025
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

12 de maio de 2025
Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

12 de maio de 2025
Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

12 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.