Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

É na confiança que mora o perigo

Redação de Redação
25 de junho de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Dos fatores determinantes do consumo e do varejo que são renda, emprego, crédito e confiança do consumidor é esse último que apresenta o comportamento mais preocupante no momento e também determinante do clima cauteloso que se percebe no mercado.

O consumo das famílias, que representa perto de 60% do PIB, cresceu 2,2% no primeiro trimestre deste ano sobre o mesmo período do ano passado e sua fragilidade traz consigo a perspectiva de mais um ano de baixo crescimento da economia e influencia o desempenho do próximo ano.

O quadro geral deveria se mostrar mais positivo, pois a renda das famílias continua a evoluir, ainda que em níveis inferiores ao passado recente, e o emprego se mostra ainda bastante vigoroso, proporcionando aumento da massa salarial, complementados pelo manutenção do nível de oferta de crédito, com redução da inadimplência, segundo os dados do Banco Central  e uma relativa estabilidade do nível de endividamento das famílias em relação em relação à renda dos últimos 12 meses.

Porém o que assistimos é distinto do que sinalizam esses indicadores e quase que exclusivamente por conta do comportamento do Índice de Confiança dos Consumidores que atingiu em Maio o seu baixo nível desde o mesmo mês em 2009, ou seja, o menor nos últimos cinco anos.

Logo após o período mais dramático da crise internacional naquele ano de 2009, a Confiança dos Consumidores começava a reagir e atingiu seu pico em Abril de 2012 contribuindo para um comportamento positivo do consumo das famílias e do varejo, que teve naquele ano o seu maior crescimento nos anos recentes, 8,4%, na comparação com o ano anterior. Anteriormente o maior crescimento havia sido em 2010 com 10,9%.

O quadro atual de perda da Confiança do Consumidor tem muito a ver com os índices de inflação recentes, especialmente no item alimentação, que atinge diretamente os segmentos de menor poder aquisitivo que são obrigados a rever seu padrão de consumo, impondo restrições em relação àquilo que vinham comprando e impactando diretamente sua percepção da realidade e, principalmente, gerando preocupações com o futuro próximo.

Dos dois vetores que compõem a Confiança do Consumidor, o curto e o longo prazo, é a percepção das preocupações com o futuro, mais do que o presente, que mais estão impactando a queda da confiança.

Além do problema da inflação para os segmentos de menor poder aquisitivo, existe generalizadamente o sentimento de que as coisas estão saindo do controle, com os movimentos populares nas ruas, as greves, as manifestações eclodindo em todo o país, a sensação de insegurança e um clima de pessimismo que está contaminando o comportamento da população e do consumidor que, se imaginou, seria exatamente ao contrário às vésperas da Copa do Mundo.

Esse quadro geral contaminou também o empresariado dos diversos setores do país, trazendo consigo um certo clima de desânimo e cautela que refreia investimentos que poderiam gerar renda e emprego e, num momento seguinte, consumo e expansão de negócios.

As notícias e a  leitura diária das matérias divulgadas pelos diversos veículos de comunicação, convencional ou digital, conflitam com o clima de falsa euforia e ufanismo que a propaganda oficial e privada tentam criar.

O início da Copa em mais alguns dias e o desempenho da seleção brasileira poderão, momentaneamente, criar um comportamento menos racional e mais emotivo mas, passada a Copa e dependendo do que aconteça nos campos e fora dele, poderemos ter a retomada desse sentimento de inegável frustração, preocupação e cautela que deverão dar o tom até a eleição com inegáveis consequências no consumo e no comportamento do varejo ao longo do segundo semestre.

Toda cautela deve ser considerada.

 

Por Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

3 termos muito comuns sobre franquias que você precisa saber

Próxima Postagem

O Momento é de trégua

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem

O Momento é de trégua

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.