Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Diversidade e inclusão deixam de ser prioridade?

Sandra Takata de Sandra Takata
25 de julho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Diversidade e inclusão deixam de ser prioridade?

A notícia de que a Microsoft acabou com a sua equipe de diversidade, equidade e inclusão deixou o mundo corporativo surpreso. Tanto que foi manchete em vários portais no mundo. Realizado pela Mckinsey, o estudo “Society for Human Resource Management” mostra que as empresas têm reduzido seus esforços em DEI por conta de momentos econômicos desafiadores, com alta pressão para cortar custos.

Tenho acompanhado alguns estudos mostrando que as empresas se movimentam, silenciosamente, e estão empenhadas em trazer ações relacionadas à saúde, principalmente a mental de seus colaboradores, deixando de lado programas de DEI de lado.

Não é à toa. De acordo com dados divulgados pelo INSS, o número de pessoas afastadas do trabalho por saúde mental cresceu 38% em 2023. No entanto, na minha concepção diversidade, a saúde mental também faz parte do pacote de bem-estar. As ações não estão desconectadas. Do outro lado, a mesma pesquisa da Mckinsey mostra que a diversidade é ainda um fator bem importante para a retenção de talentos.

Trago aqui a importância de se ter uma cultura organizacional implementada com líderes que promovam transformações genuínas, se desdobrando para reverberar seus discursos também em casa, com sua família. Se a empresa não promove segurança psicológica e não tem líderes que apoiam as desconstruções de si mesmo, como querem trazer ações de bem-estar? Se não, é somente um tiro no pé, que acaba com discursos contra, deixando as mulheres fracas e abaladas.

Eu sempre enfatizo que valores intangíveis, como a construção de reputação de uma pessoa ou empresa, são difíceis de mensurar, mas extremamente importantes e inegociáveis. A pesquisa “The Value of Corporate Reputation”, da Harvard Business School, revela que empresas com alta reputação podem ter um desempenho financeiro superior, em média de 2,5 vezes maior, sobre o patrimônio líquido.

Outro dia participei de uma palestra e um dos executivos trouxe uma nova denominação para ESG, que adorei e ando disseminando: É Sobre Grana. Posso citar diversas pesquisas e estudos explicando que as organizações que valorizam a diversidade têm uma probabilidade 70% maior de crescimento no mercado.

Outro dia, conheci a mãe da Maju de Araújo e adoro contar sua história. Ela só queria empoderar sua filha, com síndrome de Down, para que a sociedade a acolhesse. Seu trabalho teve tanto empenho nas redes sociais, que uma multinacional contratou Maju para ser a estrela da campanha. Ela virou modelo, desfilando em Milão e a marca ganhou bilhões de views, ganhando visibilidade e credibilidade pelo mundo todo. Foi eleita Forbes Under 30 e estampou a capa da revista.

Por isso, não podemos esmorecer. As ações são de longo prazo e bem desafiadoras, mas podemos começar do nosso canto, como fez a mãe de Maju, Adriana Araújo, que só queria empoderar sua filha, mas empoderou multidões.

Sandra Takata é presidente do Instituto Mulheres do Varejo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Jack Bones e Rony Hernades/Divulgação

 

Postagem anterior

Obramax desenvolve competências de profissionais da construção com cursos gratuitos

Próxima Postagem

Lecadô, um clássico entre as docerias cariocas, se fortalece em uma explosão de novos sabores e estratégias de gestão e expansão

Sandra Takata

Sandra Takata

Sandra Takata é jornalista, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, diretora da Core Group, LinkedIn Creator e Embaixadora pelo varejo do programa Sinal Vermelho.

Relacionados Posts

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Lecadô: um clássico entre as docerias cariocas se fortalece em uma explosão de novos sabores e estratégias de gestão e expansão

Lecadô, um clássico entre as docerias cariocas, se fortalece em uma explosão de novos sabores e estratégias de gestão e expansão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.