Acompanhando diariamente os números e informações sobre o e-commerce e o marketing digital, um dado específico nos chama a atenção: “72% dos consumidores pretendem continuar comprando no e-commerce após reabertura de lojas”.
O dado do relatório Future Shopper Report 2021, produzido pela Wunderman Thompson, não quer dizer que as pessoas não vão mais comprar em lojas físicas, longe disso. Mas mostra que o comércio digital é o momento.
As pessoas irão comprar online não apenas pela impossibilidade de sair tanto de casa e horários mais curtos para o comércio físico – durante as medidas de restrição devido a pandemia – , mas porque se renderam de vez a facilidade e comodidade que é adquirir qualquer tipo de serviço ou produto e recebê-lo em casa
Além da comodidade, a confiança nos processos do e-commerce também é o ponto-chave para essa mudança de comportamento.
Mesmo com a reabertura das lojas físicas, o consumidor ainda quer permanecer no e-commerce e isso se deve ao grau de confiança no serviço prestado. E essa confiança, vale ressaltar, começa a se moldar desde o primeiro clique para a compra até quando o produto ou serviço chega até a casa do consumidor, por isso é tão importante se atentar a cada etapa do processo de venda.
Desenvolvida em 17 países, a pesquisa citada mostra a urgência de olharmos para o digital e, mais do que isso, entendê-lo como essencial para os novos negócios.
E como podemos estar cada vez mais dentro desse universo? Primeiramente, reconhecendo as potencialidades do meio e usando ferramentas importantes para o crescimento no digital, como, por exemplo, apostando no marketing digital, estando presente nas principais redes de consumo e cuidando da imagem da empresa e/ou produto.
No trabalho no dia a dia com empreendedores e empresas, é notável o crescimento e a demanda de entrada nesse meio.
Finalmente, as pessoas estão entendendo que no mundo totalmente digital os negócios também precisam ser digitais e, como já citamos, a presença nesses meios se tornou indispensável.
Erick Custódio é CEO e fundador da Agência Somma
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo