Ferrari, Netflix e Salesforce.com passam a integrar a lista do Best Global Brands, levantamento feito pela Interbrand.
Este ano, em sua décima oitava edição, o estudo teve como tema “Growth in a Changing World” (Crescimento em um Mundo em Transformação) e examinou três pilares no crescimento das marcas avaliadas: Pessoas, Tecnologias e Marcas.
“Estamos vivendo um dos períodos mais emocionantes de mudanças – sociais, tecnológicas e industriais – que impactam todo aspecto do comércio e da vida”, afirmou Jez Frampton, CEO global da Interbrand.
Top 10
Pelo quinto ano consecutivo, Apple e Google ocupam as primeiras posições. A Apple cresceu 3% e tem valor de marca de USD$ 184,154 milhões, enquanto que o Google cresceu 6% chegando a um valor de marca de USD$ 141,703 milhões. Microsoft saltou para o #3, como uma das dezesseis marcas com um crescimento de dois dígitos. Seguindo a Coca-Cola que está em #4, vêm Amazon, Samsung, Toyota e Facebook, que entra pela primeira vez no top 10 em #8. Mercedes-Benz e IBM completam o top 10.
As que mais cresceram
As cinco marcas que mais cresceram são Facebook (48%) – pelo segundo ano consecutivo-, Amazon (29%), Adobe (19%), Adidas (17%) e Starbucks (16%).
As 100 marcas mais valiosas do mundo têm um valor conjunto em 2017 de USD$ 1,871,730 $m, 4.2% a mais do que em 2016.
Nenhuma marca brasileira entrou no ranking. Segundo a consultoria, algumas marcas já possuem valor financeiro, mas ainda não têm presença global.
Principais setores
Mais da metade das Best Global Brands compõe quatro setores:
- automotivo (16)
- tecnologia (15)
- serviços financeiros (12) e
- bens de consumo (9)
O varejo é o setor que mais cresceu em termos de porcentagem (19%), seguido dos setores de Artigos Esportivos (10%), Tecnologia (8%), Logística (7%) e Serviços Financeiros (6%).
Entre as varejistas, o estudo destaca o crescimento da Amazon (+29%) com seu movimento para ir ao varejo físico, além de Ikea (+4) que tem revisto seu sistema de distribuição e os esforços do Ebay (+1%) em melhorar a experiência de compra, especialmente via mobile.
“Nesse contexto de transformações constantes, o crescimento torna-se mais desafiador, que é o motivo pelo qual os negócios precisam das marcas mais do que nunca. O Best Global Brands entende que as marcas são a plataforma para o crescimento”, reforça.
O ranking é construído com base em três atributos principais, que contribuem para o valor acumulado de uma marca:
- A performance financeira dos produtos e serviços sob a chancela da marca;
- O papel da marca na decisão de compra do consumidor;
- A força da marca para garantir um preço premium ou ganhos futuros para a empresa.