O Instituto Mulheres do Varejo (IMDV) anunciou o lançamento do programa de liderança do instituto com o apoio e utilização de Inteligência Artificial (IA). O projeto foi desenvolvido em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA-UFG), o maior do País. A meta do projeto é treinar 10 mil mulheres, de diferentes localidades, durante os próximos dois anos.
Uma das motivações principais para o começo da iniciativa foi o desafio de ter mais mulheres que possam fomentar a liderança em um cenário de transformação digital. Além disso, a IA também ajudará no entendimento de como a tecnologia pode melhorar e escalar o aprendizado.
Para isso, será utilizada a tecnologia Processamento de Linguagem Natural (PLN), que é uma forma de IA que permite às máquinas ler, entender e interpretar a linguagem humana. Com este processamento, as máquinas conseguem compreender textos escritos ou falados e realizar tarefas como reconhecimento de fala.
De acordo com Sandra Takata, presidente do IMDV e colunista da Mercado&Consumo, o uso da IA na educação ajudará na maneira de compreender como a tecnologia pode melhorar o aprendizado. Ela também destacou que mais de 50 executivas do instituto já passaram pelo projeto-piloto do programa e aprovaram o conteúdo.
Para Telma Woerle, diretora-executiva do CEIA-UFG, a contribuição fundamental da IA é no papel de facilitador para ser mais efetivo. Desta maneira, se valorizará a gestão do conhecimento como instrumento de gestão e a melhoria contínua dos participantes. A equipe técnica do projeto é formada pelos professores Anderson Soares e Celso Camilo, do CEIA-UFG, e Haroldo Sato, do IMDV.
O investimento do projeto será captado pelo Instituto Mulheres do Varejo junto aos seus parceiros do ecossistema do varejo. Além deles, também terá o coinvestimento do CEIA-UFG no desenvolvimento tecnológico. O objetivo é iniciar os treinamentos a partir do segundo trimestre de 2023.
Imagem: Divulgação/Ruy Hizatugu