Que a Black Friday é a grande data do ano para o varejo já é sabido por todos. Com milhares de promoções de inúmeras empresas, no físico e principalmente no digital, e com expectativa e ansiedade tremenda por conta dos consumidores, a sexta-feira pós feriado norte-americano de Ação de Graças movimenta o mercado de forma avassaladora.
A experiência de atenção aos preços nos dias anteriores, esperar até a meia-noite de quinta para sexta para achar as melhores ofertas e até mesmo comprar um produto muito mais pelo preço baixo do que pela necessidade já é tradicional para o consumidor acostumado com a data. Mas será que as pessoas sabem como funciona pra valer uma Black Friday pelo outro lado do balcão?
Combinando tecnologia, serviços e infraestrutura para digitalizar os canais de vendas de indústrias e varejos na América Latina, a Infracommerce tem na Black Friday o seu principal momento do ano. E se a responsabilidade é grande por cuidar de todo o processo de e-commerce de inúmeros clientes, desde o marketplace até a entrega, o trabalho tem que ser duro em uma data tão importante como a Black Friday.
É por isso que a empresa prepara todo final de novembro um grande evento de Black Friday em sua sede. Para tratar com o cuidado necessário o maior desafio de vendas do ano e para apoiar os funcionários que passam a madrugada trabalhando para mitigar eventuais problemas.
“Plataforma, antifraude, logística, inteligência artificial que faz a recomendação do produto… Tudo isso precisa estar sincronizado. Temos uma complexidade muito grande no nosso dia a dia que nem todas as empresas têm. Só que na Black Friday essa complexidade vem ao quadrado, porque você acaba vendendo em dois dias o que você normalmente vende em um mês. Qualquer erro que você comete pode se potencializar. Então, ter todo mundo aqui é uma maneira de garantir que todos estão atentos aos KPIs e às métricas”, garante Kai Schoppen, CEO da Infracommerce.
Ano novo antecipado?
Passar a madrugada trabalhando com a pressão extra do momento de maior desafio da empresa e com a motivação em alta não é uma tarefa simples. Então a Infracommerce decidiu aliar aos momentos de trabalho de seu evento de Black Friday, alguns momentos de descontração.
Boa comida, para abastecer os colaboradores de energia, e momentos de descontração, com música e bate-papo, para conseguir encarar as horas noturnas de trabalho com o pique renovado.
“Essa galera tem que se preparar e se animar para passar uma noite toda acordada. Principalmente na hora da virada, que é o momento em que geralmente acontecem os picos de transações. A atenção tem que ser redobrada”, revela Ana Szasz, Diretora de Marketing da Infracommerce.
“Temos aqui trabalhando na virada quem mantém os sites, quem faz o controle de toda parte de segurança, quem garante que esse pedido vai ter uma navegação dentro do sistema e vai sair para a entrega. São várias pontas que têm de estar amarradas para tudo funcionar”, completa Ana.
E, como um bom evento de virada, justamente à meia-noite todos param por alguns minutos para um rápido discurso do CEO e um estouro de champagne.
“Uma empresa é feita de pessoas. Conviver e celebrar conquistas é muito bom para a cultura da empresa, para pessoas de diferentes áreas se encontrarem e resolverem problemas de uma maneira mais fácil. Black Friday para a gente é também o momento de celebrar as conquistas do ano. Novembro é sempre o mês mais importante no e-commerce. Geralmente quando batemos os recordes de venda. Então aproveitamos para colocar o pessoal para trabalhar firme neste momento e também celebrar”, comenta Kai.
Black com Copa
Em 2022, pela primeira vez o período de Black Friday coincidiu com o período de Copa do Mundo. Isso porque pela primeira vez também a Copa está sendo disputada no último trimestre, pois o calor no Catar, país sede do torneio, é muito intenso para a disputa de jogos de futebol no meio do ano.
Para aumentar ainda mais o desafio, a estreia do Brasil na Copa foi exatamente na quinta-feira da virada. E se alguns podem ter visto a coincidência como um problema, a Infracommerce olhou como uma oportunidade de motivar ainda mais o time e lançou internamente a campanha “Black mais 10”.
“A gente acabou aproveitando alguns motes. Primeiro que a Infracommerce está fazendo 10 anos. E aí também associamos a Black com a Copa do Mundo. Já que o pessoal fala que no Brasil é Neymar e mais 10, no time da Infra é a Black e mais 10″, revela Will Lopes, coordenador de Comunicação Interna e Endomarketing da Infracommerce.
Falando de Copa do Mundo, Will garante que a vitória do Brasil na estreia contra a Sérvia ajudou a animar e motivar os colaboradores a encararem a maratona da virada da Black Friday.
“Foi bem desafiador, pensando na questão estrutural, inclusive para que todo mundo pudesse acompanhar o jogo daqui. E a vitória ajuda a engajar ainda mais essa galera, que vai se jogar na Black Friday, entrar no espírito. Tudo é feito pelo capital humano. Por esse time incrível. São eles que fazem essa Black Friday acontecer”, finaliza Will.
🎧Ouça aqui🔊 uma entrevista com Arthur Fuzzo, Gerente de Planejamento de Logística da Infracommerce, falando sobre os desafios da área para encarar a Black Friday
Imagens: Mercado&Tech