Apenas no terceiro trimestre de 2023, 1.376 marcas inauguraram lojas em shoppings, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Esse montante representa um aumento de 20,3% no total de marcas inauguradas em comparação com o 2º trimestre de 2023, quando 1.143 unidades foram inauguradas. No primeiro trimestre, foram 831 marcas.
Conforme indicado no estudo “O varejo dos shoppings: marcas em expansão”, os setores que registraram maior expansão durante o período de julho a setembro foram:
- Alimentação e bebidas (26%)
- Vestuário (20%)
- Perfumaria e cosméticos (6%)
- Acessórios (5%)
- Entretenimento (5%)
“Os shoppings são, atualmente, grandes plataformas de viver, somos reconhecidos como centros de conveniência e convivência, muito mais que um espaço de compras, e os players enxergam o setor cada vez mais atrelado ao entretenimento e a experiência com seus produtos”, destaca Glauco Humai, presidente da Abrasce.
O segmento de alimentação e bebidas se destaca também por 360 marcas diferentes que inauguraram lojas em shoppings ao longo do terceiro trimestre de 2023. Entre os destaques estão: Fini, Milky Moo, Ice Cream Roll, Nutty Bavarian, Kopenhagen, Divino Fogão, Outback e Popeyes.
O setor de vestuário, que ocupa a 2ª colocação, atingiu a marca de 268 marcas distintas mapeadas. Entre aquelas que mais se destacaram neste trimestre, incluem-se: Lupo/Lupo Sports, Live!, Farm, Criatiff, Lofty Style, Caedu, Carter’s e Youcom.
A Humai avalia que a evolução no modelo de negócios dos shoppings adiciona novas opções de lazer, entretenimento e serviços, atraindo um maior número de visitantes e incentivando as marcas a expandirem seus negócios nos empreendimento.
Imagens: Shutterstock e Divulgação