Neste quarto episódio da série “Gamificação funciona e traz resultados”, vou explorar um tema de grande relevância nas mesas de reuniões e nos planejamentos de marketing, que é como melhorar a relação dos clientes com as marcas.
Quando pensamos em planejamento, automaticamente associamos à busca por receitas e estratégias para aumentar o faturamento e o crescimento. E, indubitavelmente, o crescimento está relacionado a vendas, que, por sua vez, estão relacionadas aos clientes. Chegamos, então, ao ponto: precisamos que os clientes comprem mais. O que devemos fazer para que isso aconteça?
São muitas as respostas óbvias, como a análise do nosso produto, preço, posicionamento de mercado, distribuição e muitos outros. No entanto, neste artigo, vamos abordar como podemos impactar e fidelizar os nossos clientes, incentivando mais vendas e fazendo com que a nossa marca seja a sua preferida e sempre lembrada.
Tarefa difícil essa, mas é aqui que entra a gamificação. Ela consegue aproximar os clientes da marca porque entrega uma experiência divertida, interativa, inovadora e estimulante e, com isso, consegue engajamento e fidelidade.
Na prática, como essa aproximação acontece?
- Com a oferta de recompensas: as pessoas adoram ganhar algo ao atingir uma meta. Pode ser uma meta de compras, uma dinâmica de jogos, a participação em uma pesquisa — há muitas formas de vincular um prêmio a uma atividade. O importante é que essa relação de jogar, competir e ganhar estimula e engaja, favorecendo a conexão do cliente com a marca e, como consequência natural, o aumento das vendas.
- Com a criação de jogos e desafios com missões atrativas: o jogo sempre foi e continuará sendo uma fonte de prazer e de entretenimento. É comum ouvir que as crianças aprendem brincando e jogando. O princípio é o mesmo aqui: desenvolver uma conexão com a marca e aumentar o tempo de exposição do cliente aos produtos, pois essa exposição gera desejo de compra e, consequentemente, vendas.
- Com as competições: ao competir por pontos, rankings ou prêmios, clientes interagem mais com a marca, aumentam sua frequência de participação e criam uma conexão emocional com a empresa. Além disso, a sensação de conquista fortalece o vínculo com a marca, tornando a experiência mais memorável e incentivando a fidelização.
- Criando um senso de urgência: criar pontos, recompensas ou oportunidades de selos que podem expirar incentiva os clientes a tomarem decisões cruciais rapidamente. Essa limitação de tempo gera um impulso de ação, aumentando a taxa de engajamento e a fidelização.
- Com a personalização da experiência: sistemas de gamificação podem ser personalizados para atender diferentes perfis de clientes, oferecendo desafios, recompensas e interações que se alinham aos interesses individuais. Essa abordagem cria um vínculo emocional mais forte, pois o cliente sente que a marca o compreende e valoriza suas preferências.
O principal objetivo da gamificação é servir como uma ponte de conexão, por meio do magnetismo dos jogos, para aumentar o engajamento entre a marca e o cliente. A recompensa é fundamental, pois é a principal ferramenta de impulso para que essa experiência seja virtuosa ao final.
A gamificação claramente pode aumentar o engajamento dos clientes, aumentar as taxas de conversão, tornar a marca mais memorável e agradável, cultivar a fidelidade à marca e proporcionar bons resultados. Ao transformar interações em experiências envolventes e recompensadoras, a gamificação posiciona a marca de forma estratégica e diferenciada no mercado.
Ela é muito versátil e pode ser facilmente adaptada e desenvolvida de acordo com as necessidades da marca e do público ao qual será destinada. Encontro vocês no nosso próximo episódio.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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