Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Um bom líder é aquele que fala e ouve”, diz ex-presidente FHC

Ele participou de debate virtual com mais de 100 empresários de varejo e consumo

Redação de Redação
26 de março de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O Brasil precisa de lideranças fortes – e elas não vão surgir, necessariamente, nos partidos políticos. Elas virão de pessoas que se expõem e conseguem ter aceitação. A análise é do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e foi feita diante de uma plateia virtual de mais de 100 empresários – presidentes de algumas das maiores companhias de varejo e consumo do País.

Ele foi o convidado da primeira edição do evento “Quando os presidentes se encontram”, organizado pela Gouvea Ecosystem nesta quinta-feira (25). Na “plateia”, estavam Flávio Rocha, CEO da Riachuelo; Juliano Ohta, CEO da Telhanorte Tumelero; Ricardo Bomeny, CEO da BFFC (Brazil Fast Food Corp), holding que controla as marcas Bob’s, Yoggi e Doggis; Sebastian Dario Los, presidente da Cencosud Brasil; Sergio Zimerman, fundador da Petz; Antonio Carlos Piponzzi, presidente do Conselho de Administração da RaiaDrogasil; Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário; e Stephane Engelhard, vice-presidente do Carrefour Brasil, entre outras lideranças.

“O bom líder não é quem fala, mas quem fala e ouve. E ouvir é difícil. Estamos precisando de lideranças no Brasil, de gente que se expõe e diz: ‘Eu acho que o caminho é esse, você vem comigo?’ Liderar não é mandar, é ter aceitação”, disse FHC.

FHC em debate virtual com mais de 100 executivos

Razão e sentimento

O ex-presidente fez uma explanação sobre o panorama atual do cenário político, econômico e social do Brasil. Para ele, o futuro do País passa pela mudança na postura dos líderes. Fernando Henrique Cardoso também considera que a paralisação geral decorrente da Covid-19 vai provocar uma “mudança acelerada na história”.

“A razão ajuda muito, é fundamental. Mas só ela não basta se não houver sentimento. O mais importante é saber fazer boas escolhas. Somente dessa forma é possível reerguer os negócios. Isso vai ser necessário nesse novo mundo que está se formando na pandemia”, afirmou.

Os CEOs aprofundaram o tema com perguntas dirigidas a FCH. Ao término do encontro, o sentimento de cooperação foi unânime entre os participantes, como resumiu Flávio Rocha, da Riachuelo. “Hoje tivemos a oportunidade ímpar de debater novas estratégias de mercado e, mais que isso, de entender a necessidade de trabalhar com unidade em prol de novos ideais no setor.”

Antonio Carlos Piponzzi, da RaiaDrogasil, destacou o “recado” dado pelo presidente no sentido de que é preciso levar as demandas aos governantes. “Se a gente quiser se movimentar, o espaço existe. Essa é a estratégia que usamos no IDV”, disse ele, integrante do conselho do Instituto para Desenvolvimento do Varejo.

Antes, na abertura do evento, Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, havia destacado que, mesmo diante de uma transformação, o setor de consumo e varejo não pode se acanhar e deve buscar inovações. “É inegável que vivemos tempos difíceis, mas quero motivá-los a buscar diariamente novas estratégias para potencializar os negócios e estreitar o relacionamento com os clientes. Só assim vamos superar os desafios”, disse.

A segunda edição do evento “Quando os presidentes se encontram” será realizada no dia 27 de abril e contará com a participação do ex-presidente Michel Temer. O evento é exclusivo para convidados.

Imagens: Divulgação e Reprodução

Postagem anterior

Pague Menos fecha parceria com prefeitura de SP e inicia vacinação contra Covid

Próxima Postagem

Frete para a China dispara e afeta exportação de carne

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF
Economia

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app
Varejo

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice
Foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025
OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA
Tecnologia

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
Próxima Postagem

Frete para a China dispara e afeta exportação de carne

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.