No Brasil, 91% das pessoas se preocupam com o desperdício de alimentos em restaurantes, uma taxa 19 pontos percentuais acima da média mundial. O dado é da pesquisa Barômetro, realizada pela Ticket com quase 50 mil trabalhadores e mais de 1.400 restaurantes em 22 países.
O Brasil divide o primeiro lugar no ranking com a Colômbia, seguida por Espanha (82,6%), França (82,3%) e Turquia (82,1%). Além disso, 70% dos brasileiros gostariam de saber quais restaurantes possuem iniciativas para reduzir o desperdício.
“Esse resultado evidencia a maturidade dos brasileiros e brasileiras para um tema tão importante no segmento de alimentação fora do lar”, afirma Jean Castro, diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket. completa. Ainda segundo o levantamento, 70% gostariam de saber quais restaurantes possuem iniciativas para reduzir o desperdício.
Entre as medidas mais desejadas pelos consumidore, 59% mencionam recipientes para levar para casa alimentos não consumidos, 51% preferem opções de porções de tamanhos variados, e 37% destacam o aproveitamento máximo dos ingredientes.
Desperdício de alimentos nos restaurantes
A pesquisa também aponta que 59% dos comerciantes brasileiros acreditam que medidas contra o desperdício de alimentos ajudam a atrair clientes, e 78% afirmam já ter implementado alguma ação nesse sentido. O país fica atrás apenas da Suécia, onde 81% dos restaurantes adotam práticas similares.
Além disso, 53% dos comerciantes demonstram interesse em workshops e oficinas sobre alimentação saudável e desperdício, indicando uma tendência de maior conscientização e aprimoramento dos serviços no setor.
Imagem: TV Brasil/Divulgação