Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Confiança do comércio volta a crescer após dois meses impulsionada por Páscoa e Dia das Mães

Entrada adicional de recursos na economia vindos do 13º salário dos aposentados e do FGTS também explicam alta

Redação de Redação
26 de abril de 2022
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
varejo Confiança do comércio volta a crescer após dois meses impulsionada por Páscoa e Dia das Mães

Datas comemorativas, como Páscoa e o Dia das Mães, além da entrada adicional de recursos na economia vindos do 13º salário dos aposentados e do FGTS fizeram a confiança do comércio voltar a crescer no País depois de duas quedas seguidas, em fevereiro e março. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 2% em abril, alcançando 118 pontos e acumulando, no quadrimestre, alta de 0,86%.

Apesar do crescimento modesto, o indicador, apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou melhor resultado do que o apurado nos quatro primeiros meses de 2021, quando registrou queda de 9,24%.

Entre os índices apurados pela pesquisa, Condições Atuais do Empresário do Comércio se destacou positivamente, com aumento de 4,2%. Segundo a análise, o avanço chamou a atenção por se tratar do indicador que tem registrado a maior insatisfação. O subíndice relativo à economia contribuiu com maior peso para o aumento, tendo expandido 6,5%, bem acima de avaliações quanto ao setor (3,6%) e à empresa (3,3%).

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que a percepção mais positiva dos comerciantes pode estar relacionada às vendas de Páscoa e Dia da Mães, além da expectativa pelo décimo 13º dos aposentados, o aumento da participação do crédito consignado de 35% para 40% no endividamento e a entrada na economia dos recursos advindos do saque do FGTS. “Um fator que também é muito relevante é a percepção de efeitos decorrentes da dinâmica do mercado de trabalho, que tem revelado evolução gradual”, observa.

Micro e pequenas empresas

A única queda registrada na composição do Índice de Confiança do Empresário do Comércio foi no subíndice relativo à contratação de funcionários, em Intenções de Investimento, que apresentou retração de 0,1%. Já o subíndice relativo à empresa contou com o aumento mais significativo, de 3,9%, influenciando o crescimento geral do indicador, de 1,6%.

Para o economista da Confederação Nacional do Comércio responsável pela pesquisa, Antonio Everton, os resultados denotam otimismo em relação à dinâmica de vendas do próximo mês. “A alta pode estar associada a ajustes e incrementos que os empresários podem pretender realizar nas suas organizações”.

Os dados também apontaram maior nível de confiança entre empresários das micro e pequenas empresas do comércio (2,1%), enquanto os das médias e grandes não revelaram variação (0,0%). Já no recorte por categorias de uso, os segmentos de bens semiduráveis (5,9%) e duráveis (5,8%) se mostraram bem mais confiantes do que os de não duráveis (0,9%).

Nesse caso, o economista avalia que um dos possíveis motivos para a alta é a apreciação cambial, com a queda do dólar, e a maior expectativa quanto à possibilidade de vendas de produtos eletroeletrônicos. “Tudo isso vem ocorrendo devido ao entendimento de que as condições atuais estão mais favoráveis, com maior efeito inerente ao desempenho da economia, cuja evolução pode acarretar a melhoria da performance do setor comercial.”

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Vale fecha parceria com Nippon Steel para desenvolver soluções de descarbonização

Próxima Postagem

Meta, dona do Facebook, vai inaugurar em maio sua primeira loja física

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos
Economia

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target
Notícias

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical
Inovação

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais
Notícias

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico
Economia

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025
Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema
Economia

Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Meta, dona do Facebook, vai inaugurar em maio sua primeira loja física

Meta, dona do Facebook, vai inaugurar em maio sua primeira loja física

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.