Segundo levantamento da Forbes, a Apple é a marca mais valiosa do mundo pelo sétimo ano consecutivo, no valor de US $ 170 bilhões, 67% a mais do que a Google, que ocupa o segundo lugar. A publicação leva em conta os méritos financeiros em vez de pesquisa com consumidores.
As 20 marcas mais valiosas do mundo, segundo a Forbes:
1. Apple | US$ 170 bi* (10%) | 11. GE | US$ 37.9 bi* (3%) |
2. Google | US$ 101.8 bi* (23%) | 12. AT&T | US$ 36.7 bi* (12%) |
3. Microsoft | US$ 87 bi* (16%) | 13. IBM | US$ 33.3 bi* (-20%) |
4. Facebook | US$ 73.5 bi* (40%) | 14. Intel | US$ 31.4 bi* (13%) |
5. Coca-Cola | US$ 56.4 bi* (-4%) | 15. Cisco | US$ 30.7 bi* (8%) |
6. Amazon | US$ 54.1 bi* (54%) | 16. Nike | US$ 29.6 bi* (8%) |
7. Disney | US$ 43,9 bi* (11%) | 17. Mercedes-Benz | US$ 29.2 bi* (12%) |
8. Toyota | US$ 41,1 bi* (-2%) | 18. Oracle | US$ 29.2 bi* (4%) |
9. McDonald’s | US$ 40.3 bi* (3%) | 19. Verizon | US$ 28.9 bi* (12%) |
10. Samsung | US$ 38.2 bi* (6%) | 20. Louis Vuitton | US$ 28.8 bi* (6%) |
*brand value (variação anual)
Alguns números:
As 100 melhores marcas valem, juntas: US$ 1,95 trilhão.
Top Marcas Por País: Estados Unidos (56 marcas), Alemanha (11), França (7), Japão (6), Suíça (4), Espanha (3), Bélgica, Coréia, Holanda, Suécia (2 cada), Áustria, China, Dinamarca, Irlanda , Reino Unido (1).
Principais marcas por indústria: Tecnologia (18), Serviços Financeiros (13), Bens de Consumo (12), Automotivo (11), Varejo (10), Luxo (7), Bebidas diversificadas (4), Bebidas Alcoólicas, Restaurantes e Telecomunicações (3 cada), Vestuário, Lazer, Mídia, Transportes (2 cada), Aeroespacial, Serviços Empresariais, Equipamentos Pesados e Tabagista (1 cada).
Maiores ganhos: Amazon (54%), Facebook (40%), Starbucks (24%), Google (23%), Adobe (18%).
Maiores recuos: IBM (-20%), HSBC (-18%), Caterpillar (-11%), H&M (-11%), Cartier (-8%).
Novas no Top 100: Adobe (# 84), Goldman Sachs (# 85), Lowe’s (# 86), Huawei (# 88), Lancome (# 93), Walgreens (# 96), Nivea (# 98). Drop-offs: Volkswagen (# 77), Thomson Reuters (# 83), Canon (# 84), John Deere (# 88), Uniqlo (# 91), Prada (# 97), RBC (# 98).
Deixaram a lista: Volkswagen (#77), Thomson Reuters (#83), Canon (#84), John Deere (#88), Uniqlo (#91), Prada (#97), RBC (#98).
Metodologia: O levantamento começa com um universo de mais de 200 marcas globais e é exigido que as empresas tenham presença nos EUA, o que eliminou grandes marcas como Vodafone (telecom) e Alibaba (e-commerce).
Fonte: Forbes.com