O McDonald’s segue como a marca de fast-food mais consumida no Brasil, com 76,4 milhões de pontos de contato com o consumidor, segundo a métrica CRP (Consumer Reach Points), desenvolvida pela Worldpanel. Na sequência do ranking aparecem Burger King (68,5 milhões de CRP), Pizza Hut (26,3M), Habib’s (19,8M) e Giraffas (16,5M). O CRP mede o alcance das marcas com base no número de lares que consomem seus produtos e na frequência desse consumo.
Apesar da liderança do McDonald’s no fast-food, os concorrentes têm ampliado seu espaço: o Burger King foi a rede que mais atraiu novos clientes entre 2023 e 2024, com mais de 5 milhões de consumidores adicionais. Segundo a Worldpanel, o avanço se deve ao crescimento da marca entre jovens de 11 a 29 anos nas lojas físicas e também entre pessoas acima dos 50 anos no digital.
Outro destaque é o Cabana Burger, que registrou aumento de 87,5% em penetração, especialmente entre consumidores das classes A e B e na faixa de 40 a 49 anos. China in Box e Pizza Hut também cresceram, com 1,2 milhão e 890 mil novos compradores, respectivamente.
No segmento premium, o Madero se destacou com alta de 14,3% em penetração. A rede apresenta tíquete médio 95% superior ao do McDonald’s e aposta na experiência para elevar o gasto por visita.
O ponto de venda físico ainda concentra quase metade das ocasiões de consumo de fast- food no Brasil, com 49,3%, seguido pelo e-commerce, com 29,2%, e pedidos por telefone, 12,4%. O drive-thru também ganhou espaço, com leve alta de 0,4 ponto percentual.
De forma geral, o mercado mostra sinais positivos: o consumo de fast-food no Brasil cresceu 16% em 2024 em número de ocasiões. No ano, 62% dos brasileiros fizeram pelo menos uma visita a redes do segmento, com gasto médio de R$ 263 por pessoa e frequência de cinco visitas anuais.
Os dados são do estudo Brand Footprint Brasil Out of Home QSR 2025, que passou a analisar o comportamento de compra de 147,6 milhões de pessoas em todo o país — antes, a cobertura se limitava a 47,4 milhões nas principais capitais.
Imagem: Shutterstock