Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Redes descentralizadas

Redação de Redação
26 de junho de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Jean Paul Rebetez*

Ontem, todos assistimos perplexos às cenas de violência e vandalismo ocorridas em Paris! Sim, em Paris e não em alguma favela tropical do nosso território! Os taxistas daquela cidade simplesmente pararam o trânsito, as vias e até os aeroportos, queimaram pneus, viraram carros ao longo das avenidas do centro e atacaram passageiros. Poderia bem ter sido uma imagem do largo da Batata em SP ou em qualquer outra parte de uma das cidades brasileiras, onde a nossa população desamparada tem muito a clamar e exigir a respeito dos serviços públicos e governantes.

Mas não, esse barulho todo foi na moderna e rica França, e tudo pelo enorme receio dos taxistas em competir com o mais novo meio de carona remunerada, o Uber. Em cinco anos de história, esse pessoal do Uber vem mexendo com as regras tradicionais de serviços de transporte de passageiros nas cidades. Surpreende o sistema legislativo onde opera e facilita a criação de uma rede entre oferta e demanda de transporte individual.


Leia mais:

– Especialista norte-americano em estratégia é confirmado no LATAM Retail Show

– Ingressos para LATAM Retail Show podem ser adquiridos no portal Ingresso Rápido 


Por meio de uma rede descentralizada, onde prestadores de serviço (oferta), motoristas autônomos sem carteira assinada, sem sindicato, com total liberdade em trabalhar quando querem, por quanto tempo dispõem, e ainda organizados por algumas regras de serviço e qualidade, atendem clientes (demanda) oferecendo exclusividade, rapidez e preço justo. Munidos de tecnologia móvel e especialmente atrelados aos consumidores que avaliam o serviço, divulgam a sua qualidade e repassam suas experiências, em rede. Sim, está mexendo com as relações de trabalho e prestação de serviço tradicional na França, no Brasil e nos mais de 48 países onde opera.

O que os taxistas franceses ainda não se deram conta é que o caminho é sem volta! Essa empresa Uber, em cinco anos de existência e literalmente global, é considerada a maior empresa de taxi do mundo. Sem ter um veículo sequer!

Em recente entrevista publicada em uma grande revista de negócios, o presidente do Uber alegou que o negócio carece de nova legislação e que a empresa está disponível para adequar-se a elas. É admirável esse mundo novo! Novas organizações de trabalho estão se formando, mais livre, direta, sem que o “Estado BigBrother” a regule. A rede se auto regula! O mercado avaliza ou destitui rapidamente aquilo que não comprova sua qualidade e entregue seu propósito.

Todos ganham e novas oportunidades se abrem para muitos. Menos para os taxistas franceses. Não adianta querer brecar, centralizar e ter reservas de mercado. O mercado só aceita o que é bom, eficiente e justo! A participação direta entre as partes tem um poder enorme, a tecnologia nos aproximou e maximizou nossa interatividade.

Cidades: não sigam Paris – aprovem leis que busquem eficiência e participação, que sejam justas e que estimulem a participação direta entre os players. Inovem e entrem na rede!

Vários exemplos descentralizados e diretos de serviços estão disponíveis fazendo o maior sucesso, entre eles, o conhecidíssimo Aliexpress, que une fabricantes e consumidores B2C, o ebay que é um C2C e também governos com sua população, que é um G2C.

Taxistas de Paris, São Paulo e do mundo: queimem pneus, carros, pressionem o governo, gritem em voz alta, mas, acima de tudo, revejam como coexistirem com as novas regras ditadas pelos consumidores, como atendê-los melhor, sendo mais eficientes. Briguem por excesso de impostos e regulamentações abusivas e demandem por um ambiente cheio de possibilidades empreendedoras! O mercado é gigante, com certeza tem espaço para vários formatos de negócio, alguns negócios morrem, é certo, faz parte da evolução. Darwin já demonstrou isso!

*Jean Paul Rebetez ([email protected]) é diretor de Consultoria da GS&AGR

Postagem anterior

LATAM Retail Show recebe especialista de móveis “lifestyle”

Próxima Postagem

Qual é a letra?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável
Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%
Varejo

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano
Economia

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Próxima Postagem

Qual é a letra?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.