Engajada em reduzir o desperdício de alimentos em boas condições de consumo, a Hellmann’s, marca de molhos da Unilever, anunciou a aquisição de ativos de impacto para fortalecer e expandir as ações do Unidos Pela Comida (UPC), projeto criado pela marca em parceria com a startup Infineat.
Para 2024, a Hellmann’s adquiriu 1.200 ativos de impacto da Infineat, correspondendo a 1.200 toneladas de alimentos que serão salvos do desperdício e doados. Este volume é suficiente para que as ONGs parceiras do projeto possam complementar mais de 2 milhões de refeições ao longo do ano, beneficiando milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.
Além disso, a Hellmann’s expandirá o UPC para mais quatro estados do país em 2024, implementando o programa em 100 pontos de empresas parceiras, com o objetivo de se tornar um dos projetos de maior impacto na luta contra o desperdício e a insegurança alimentar.
Cerca de uma tonelada de alimentos deixou de ser desperdiçada e se transformou em comida na mesa de quem precisa, contribuindo para a diminuição do desperdício e no combate à insegurança alimentar. A partir da contabilização de toneladas e tipos de alimentos redirecionados, um indicador usado pela Infineat calcula quantas refeições puderam ser complementadas para suprir as necessidades das pessoas.
Movimento Segunda-feira Sem Desperdício
Além do Unidos Pela Comida, que combate o desperdício de alimentos na indústria e no varejo, a estratégia de propósito da Hellmann’s também envolve abordar a questão no lar dos brasileiros por meio do seu movimento Segunda-Feira Sem Desperdício, que visa conscientizar e mudar o comportamento dos consumidores. Assim, a marca atua nas três principais frentes onde o desperdício acontece.
A atuação da marca teve início após uma pesquisa em parceria com a Opinion Box, que identificou os principais desafios e barreiras no combate ao desperdício nos lares, revelando que segunda-feira é o dia da semana com maior propensão ao desperdício. Para auxiliar os brasileiros nessa tarefa, toda segunda-feira a marca disponibiliza, no site da ação e em suas redes sociais, receitas feitas a partir do reaproveitamento de alimentos e dicas de conservação.
Imagem: Shutterstock