Para aumentar o contato com suas principais marcas e promover maior interação com o consumidor, a Mondelēz Brasil lançou o projeto Loja Perfeita, que busca garantir que os produtos estejam posicionados de forma que facilite a visibilidade e aumente a conversão de marcas como Lacta, Tang, Bis, Oreo, Trident e Club Social.
“Para que não falte produto, adequamos os espaços das marcas nas lojas com base na participação de mercado. Além disso, sempre procuramos colocar exibições secundárias em zonas de grande fluxo de pessoas, como a entrada da loja e o corredor principal, e recomendar ações de preços promocionais, respeitando o tipo de loja e de comportamento de compra”, afirma Juliana Bonamin, é VP de vendas da Mondelēz Brasil.
Juliana é umadas palestrantes confirmadas no Latam Retail Show, principal evento de varejo B2B da América Latina, realizado pela Gouvêa Experience, entre os dias 17 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é media partner e faz cobertura especial do evento.
Para definir o que constitui uma loja perfeita, a Mondelēz utiliza critérios como sortimento recomendado de produtos, preço sugerido, planograma da categoria e ponto extra, considerando tanto a quantidade quanto a localização.
Impacto nas vendas
Desde a implementação, o projeto Loja Perfeita tem mostrado resultados positivos, além de aprendizado e direcionamento para a equipe de vendas e merchandising. Em 2024, mais de 6 mil lojas foram monitoradas e o resultado alcançado e, em julho, 87% alcançaram uma classificação de 4 ou 5 estrelas. A nova fase do projeto está prevista para 2025 e será expandida para a base atendida indiretamente.
“Agora, estamos focados em conectar as lojas online e offline e expandir o conceito também para o mundo digital. Com uma jornada de compra cada vez mais ominichannel e híbrida, trabalhamos para oferecer experiências plurais e integradas, que sejam capazes de impulsionar o impacto de nossas marcas e fortalecer o relacionamento com nossos parceiros”, destaca Juliana.
Para otimizar as decisões e criar uma abordagem muito mais eficaz, a Mondelēz tem integrado estratégias de marketing com as operações de e-commerce e vendas, e utilizar a leitura de dados para otimizar as decisões e diminuir os riscos.
A empresa entende que para uma boa execução de vendas é preciso compreender as particularidades de cada parceiro. E, para atender essas necessidades de forma customizada, foi implementado, em 2023, o Projeto Lenses, que monitora as previsões de sell-out, considerando fatores como eventos sazonais e datas comemorativas.
O monitoramento ajuda a prever o consumo futuro e oferecer um estoque personalizado para cada cliente, ajustado à sua capacidade de vendas específica. “Em poucos meses de atuação, conseguimos evitar grandes pedidos emergenciais que poderiam impactar o fluxo de produção nas fábricas ou causar atrasos no fornecimento devido à falta de estoque. Atualmente, o Lenses está em operação para 40% da nossa carteira de clientes”, comenta.
Segundo Juliana, esse processo é importante para expandir o alcance geográfico e otimizar custos logísticos, além de oferecer mais flexibilidade e escalabilidade para a companhia.
“Dentro do planejamento de vendas, todos os canais são importantes, mas sabemos que nossa performance e representatividade dependem do pequeno varejo, porque é no supermercado e em outros pequenos comércios que o consumidor tem contato com um mix de produtos diferente do que está acostumado e consegue acessar nossas inovações de portfólio”, afirma a executiva.
Para atender diferentes perfis de consumo e as necessidades dos clientes, a empresa oferece aos consumidores produtos em uma variedade de formatos, desde opções para consumo individual e pequenas porções até embalagens promocionais e tamanhos família.
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