A Ikea vem registrando um grande aumento em suas vendas globais anuais, mesmo estando em um momento de transformação nos negócios, incluindo a abertura de novas lojas e a realização de investimentos.
De acordo com a empresa controladora da varejista, Ingka Group, as vendas de varejo globais da Ikea atingiram € 36,7 bilhões (£ 32,24 bilhões) neste ano, em comparação com os € 34,8 bilhões no ano passado. Isso representa um aumento de 5% a cada ano, a uma taxa de câmbio constante.
A companhia vem investindo no lançamento de novas lojas Ikea nas cidades, fortalecendo a rede de entrega em domicílio e apostando em energia renovável e desenvolvimento digital. A empresa lançou um novo aplicativo para aprimorar sua oferta de comércio eletrônico.
O Ingka informou que as visitas de clientes às lojas da Ikea permanecem em um nível forte de 839 milhões, enquanto as visitas ao site da gigante sueca de móveis aumentaram 10%, para quase 2,6 bilhões.
Além disso, as vendas online cresceram 46% em relação ao ano anterior, totalizando cerca de 11% do total da empresa.
Ao longo do ano, a varejista de móveis abriu sete lojas tradicionais em formato big box em todo o mundo, uma das quais é a loja de Greenwich, no sudeste de Londres. A empresa inaugurou ainda lojas menores da Ikea e estúdios de planejamento nas principais cidades, incluindo duas em Londres, localizadas na Tottenham Court Road e em Bromley.
“Enquanto passamos por uma das maiores transformações da nossa história, mantivemos um forte desempenho em todos os nossos negócios”, disse o executivo-chefe da Ingka, Jesper Bodin.
Estão em andamento planos para a abertura de novas lojas em Copenhague, Xangai e Tóquio. Enquanto isso, a Ingka acelerou seus investimentos em energia renovável e gerará o suficiente para o consumo de suas operações, excedendo sua meta para 2020.
A companhia anunciou recentemente que os gerentes de varejo do país assumirão o papel de CSOs, diretor de sustentabilidade do país, em cada um de seus respectivos mercados. Eles liderarão a atividade da Ikea em tópicos críticos, como vida sustentável, energia renovável e igualdade, em 30 países.
“Precisamos crescer de maneira responsável e estamos avançando cada vez mais rápido na demonstração de sucesso nos negócios por meio de crescimento sustentável a longo prazo”, disse Brodin.
“É a maior responsabilidade de nossas gerações e sabemos que nosso sucesso futuro depende de nossa capacidade de causar um impacto positivo nas pessoas e no planeta, e é por isso que estamos integrando a sustentabilidade em todos os aspectos de nossas operações de varejo”, afirmou o executivo.
A Inter Ikea Systems BV, proprietária do conceito Ikea e do franqueador mundial da Ikea, também anunciou hoje as vendas totais no varejo da Ikea de € 41,3 bilhões em todos os 11 franqueados.
Com informações do site Retail Gazette
* Imagem reprodução