Operada localmente pela SouthRock, a Starbucks Brasil anunciou a nova edição do programa “I Am Working”, voltado para a empregabilidade da comunidade trans e travesti. Lançada em 2022, a iniciativa transforma a loja Starbucks da Alameda Santos, em São Paulo, em um hub de empregos por um dia.
A unidade proporciona entrevistas de emprego e programas de capacitação desenvolvidos para membros da comunidade trans e travesti. Nesta edição, a rede convidou outras empresas do segmento de alimentos e bebidas operadas pela SouthRock para ampliar o número de vagas ofertadas.
“É com muito orgulho que anunciamos a segunda edição do nosso projeto de empregabilidade trans e travesti, o ‘I Am Working’. Estamos muito felizes em poder ampliar o projeto este ano e convidar mais marcas para se juntarem a nós nessa jornada pela Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), contribuindo para aumentar a visibilidade dessa causa”, conta Claudia Malaguerra, managing diretor da Starbucks Brasil.
A edição deste ano conta também com o apoio do hub de empregabilidade O Trampo é Seu, que é responsável pela sensibilização das empresas e pelo recrutamento dos candidatos. As ONGs Casa Florescer e Casa de Acolhimento João Nery se uniram à causa e serão responsáveis pelo mapeamento de profissionais interessados.
As empresas participantes também passarão por um treinamento para melhor receber seus novos colaboradores, incluindo temas como empatia e neurociência do comportamento, com foco em vieses inconscientes.
“Para a inciativa ‘I Am Working’, buscamos encontrar os candidates onde estão e vivem e, a partir de um processo humanizado, nos conectamos com a realidade de cada um para entender seu perfil, demandas, estilo e principalmente para falar a mesma ‘língua’”, conta Sandra Gioffi, CEO da O Trampo É Seu.
Apoio à comunidade trans
Nas lojas da Starbucks, todas as pessoas que pedem um café ou uma bebida têm o seu nome escrito no copo, seja ele qual for, sem questionamentos. Isso serviu de inspiração para o lançamento do projeto “Eu Sou”, em janeiro de 2020, em apoio ao Dia Nacional da Visibilidade Trans.
O projeto oferece apoio jurídico e psicológico gratuito para colaboradores que desejam alterar seus nomes e gêneros em suas certidões de nascimento. Desde o lançamento, mais de 100 colaboradores e membros de ONGs parceiras da Starbucks Brasil tiveram seus nomes retificados.
O projeto “Eu Sou” serviu de inspiração para a criação do “I Am Working”, visto como uma segunda fase da iniciativa. O projeto levou o Bronze no Cannes Lions no ano passado.
Imagem: Divulgação