“A IA vai fazer tudo para você de forma direta e personalizada”

Em participação no Latam Retail Show, Cristiano Moreira, gerente de Produtos da Embratel, falou como o 5G vai impulsionar o uso de tecnologia na jornada do cliente

“A IA vai fazer tudo para você de forma direta e personalizada”

O omnichannel, integração de diferentes canais de contato com o cliente, que possibilita ao varejo proporcionar experiências de compras diferenciadas, será potencializado pela rede 5G, tecnologia de 5ᵃ geração com uma conectividade mais potente e veloz para transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.

Tecnologia por trás de muitos dispositivos inteligentes, como machine learning, NLP, deep learning, reconhecimento de padrões, a Inteligência Artificial (IA) também tem avançado em diferentes segmentos com as redes 5G.

“Já existem experiências que mostram o sentimento e o comportamento da pessoa na loja. E isso pode mudar a relação do cliente com a pessoa naquele momento, com interações em tempo real”, afirma Cristiano Moreira, gerente de produtos da Embratel, em participação no primeiro dia do Latam Retail Show 2023, maior evento B2B de varejo e consumo da região, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de setembro, em São Paulo. A Mercado&Consumo foi media partner e fez uma cobertura especial do evento, com atualizações em tempo real no portal e nas redes sociais, além de entrevistas no YouTube.

Moreira destaca que, aliada à visão computacional, a IA permite verificar a interação do consumidor com o produto em tempo real e isso serve de apoio para que o atendente faça uma oferta adicional ou como auxílio em uma próxima visita à loja.

Essas plataformas também permitem acesso à jornada do cliente, com informações como perfil, tempo que ficam na loja, como se comportam etc.

Como exemplo, Moreira citou a ferramenta Claro Geodata, que é uma solução de inteligência de dados tendo como base os dados de mobilidade dos clientes Claro. Com ela, é possível identificar o fluxo de pessoas em um determinado horário e local ou gerar uma pesquisa origem-destino para tomar decisões de negócio.

“Isso pode ser determinante, por exemplo, para escolher um novo ponto comercial, realizar ações de marketing, promover eventos, apoiar seu planejamento urbano e turístico”, afirma o executivo.

Aiana Freitas, editora-chefe da Mercado&Consumo, traz um resumo dos principais pontos abordados por Moreira na palestra no LRS 23. Confira no vídeo abaixo:

Mercado&Consumo Media Labs
Imagem: Aiana Freitas

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