Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como a transformação dos meios de pagamento vai afetar seus negócios e sua vida

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
26 de novembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Dos 800 milhões de usuários de internet na China, 90% acessam por celulares que respondem também por 36% dos pagamentos de transações no varejo.

Lá ocorreu o chamado efeito “leapfrogg”, ou o salto de uma tecnologia para outra muito mais avançada, queimando uma etapa do processo. A disseminação do uso do cartão para pagamentos no varejo foi “pulada” para a massificação do uso do celular com pagamentos móveis.

Também na China já está sendo usado, experimentalmente, o pagamento por reconhecimento facial ou da íris.

Na Suécia, mais de quatro mil cidadãos concordaram em implantar um microchip para acessar serviços públicos, escritórios ou pagar compras com um aceno, como mostrou matéria do The New York Times. Lá, os seis principais bancos se integraram para criar um aplicativo comum, o Swish, inicialmente dedicado para transferências bancárias e hoje também usado para pagamentos, evitando as taxas dos cartões de crédito.

Na Índia também houve o efeito leapfrogg, pois a telefonia saltou da baixíssima penetração de linhas fixas para a dominância do celular. São 500 milhões de usuários de internet dos quais 93% através de mobile. E o avanço dos pagamentos móveis na Índia também será disruptivo, acompanhando de algum forma o que acontece na China.

No mercado global, estima-se que os pagamentos móveis representem hoje perto de 35% do total de pagamentos, liderado por China e Índia. E estima-se que esse percentual chegará a 40% até 2021.

PayPal, My Own Bank, Visa, Mastercard, Apple, Amazon, Google, Samsung, Ali Pay e We Chat Pay sinalizam a dimensão da concorrência global nos sistemas de pagamentos móveis, sem dúvida, a mais iminente e disruptiva transformação nas plataformas de relacionamento com omniconsumidores.

Os exemplos que vêm da China, onde Ali Pay e We Chat Pay dominam 93% dos pagamentos móveis do país, integrando na mesma plataforma programas de relacionamento, fidelização, serviços financeiros, seguros, monitoramento de comportamento e seu uso em caráter preditivo, transformam de forma estrutural todo o mercado e, principalmente, o consumo e o varejo.

Afinal quem conhece e oferece tudo para o omniconsumidor?

Historicamente, o varejo cresceu em seu protagonismo estratégico no mercado por sua proximidade, conhecimento e previsibilidade na análise dos omniconsumidores.

A tal ponto que a indústria fornecedora passou a operar o varejo com canais próprios e exclusivos, de lojas a venda direta e e-commerce, para poder chegar nos omniconsumidores de forma desintermediada e com absoluta atualidade. Coisa que no passado só o varejo conseguia.

E tudo isso tem transformado estruturalmente o mercado. A próxima e mais encarniçada disputa envolverá os meios de pagamentos digitais.

No modelo chinês são os Ecossistemas de Negócios, como Alibaba, Tencent e JD, entre outros, que dão as cartas e submetem varejistas e fornecedores aos seus desígnios.
No mercado afluente ocidental, esse jogo ainda está sendo jogado envolvendo as bandeiras de cartões, as empresas de tecnologia, as plataformas de negócios e as empresas de telecomunicações.

No Brasil esse jogo mal começou.

Os bancos mais tradicionais que concentram mais de 80% da atividade financeira e detentores das maiores empresas de adquirência, temem viver seu momento Kodak, quando dominam a tecnologia, mas são cautelosos em implementá-la, matando as galinhas de ovos de ouro que traz resultados excepcionais de curto e médio prazo.

Os bancos periféricos, digitais e as fintechs querem usar esse caminho para aumentar participação de mercado.

Alguns poucos varejistas, mais alertas estrategicamente, anteveem a guerra que se aproxima e buscam se posicionar para não se tornarem meros distribuidores logísticos de produtos e serviços, perdendo rentabilidade e o protagonismo.

É inevitável que na transformação dos meios de pagamento integrados de forma ampla com os metaprogramas de relacionamento, estamos vivendo mais um capítulo, talvez o mais importante, do processo de desmonetização de mercado e reconfiguração da estrutura e dos papéis dos diferentes agentes nessa nova realidade.

 

Nota: No início de abril, estaremos novamente na China com um programa exclusivo para poucos convidados com encontros, reuniões e visitas aos principais players dos Ecossistemas de Negócios, varejistas e fornecedores de soluções que reconfiguram a realidade naquele mercado.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Magazine Luiza tem o aplicativo de vendas mais baixado na Black Friday

Próxima Postagem

Vendas no e-commerce na Black Friday crescem 23%, chegando a R$ 2,6 bilhões

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Vendas no e-commerce na Black Friday crescem 23%, chegando a R$ 2,6 bilhões

Vendas no e-commerce na Black Friday crescem 23%, chegando a R$ 2,6 bilhões

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.