Dados do Twitter mostram que Brasil é o segundo país que mais posta sobre Black Friday no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com o levantamento conduzido pela plataforma, o tema é tão relevante que é possível observar um crescimento de 130% ano contra ano sobre o assunto. Só em 2019, foram mais de 2,6 milhões de tweets sobre o tema, sendo que 89% das conversas de foram positivas ou neutras.
A Black Friday vem sendo realizada no Brasil há cerca de dez anos e tem ganhado cada vez mais relevância para comércio, em especial o comércio eletrônico. A tradição de grandes descontos originada nos Estados Unidos tem chamado a atenção do consumidor brasileiro: 64% declararam que a data é uma boa oportunidade para comprar itens que não comprariam sem o desconto.
Os valores reduzidos nos preços dos produtos estão no primeiro lugar entre as ofertas preferidas dos consumidores, com 86% das menções. Frete grátis (57%) e combos – compras com itens conjuntos – (35%) fecham o “Top 3”. Parcerias com apps de cashback (receber de volta uma parcela do valor gasto), prática recente no Brasil e que ainda não caiu nas graças da população, aparece com apenas 17% das preferências.
Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, espera-se que a grande maioria das compras deve ser feita de forma eletrônica em lojas virtuais. Mas isso não será um problema para que o mercado se aqueça ainda mais para a data. No Twitter, as pessoas disseram que já estão mais do que acostumadas a fazer compras online na Black Friday. Os dados mostram que 40% das pessoas disseram que a sua frequência de compras online cresceu nos últimos três meses. E um em três entrevistados relatou já ter feito compras online em Black Fridays passadas.
Vestuário em geral (incluindo roupas e sapatos) é a categoria que desperta o maior interesse dos consumidores para este ano (60%). Celulares (55%), computadores e itens relacionados (53%), livros/quadrinhos/revistas (47%) e videogame/consoles (38%) fecham o “Top 5”.
Quais as categorias que os usuários do Twitter comprariam na Black Friday?
- 60% – Roupas/Sapatos/ Vestuário em geral
- 55% – Celulares
- 53% – Computadores e itens relacionados
- 47% – Livros/Quadrinhos/Revistas
- 38% – Videogames/Consoles
- 37% – Produtos de beleza e cuidado pessoal
- 35% – Eletrodomésticos e itens para casa
- 28% – Televisões
- 22% – Assinaturas de apps/serviços de streaming
Fonte – Twitter Marketing Insights & Analytics | Twitter Insight Survey (TIS) 19/08/2020 a 20/08/2020
Imagem: Reprodução