A Copa do Mundo 2022 deve alavancar o consumo de algumas categorias indulgentes dentro e fora do lar no Brasil. Segundo dados da Kantar, na Copa de 2018, a cerveja conquistou mais de 550 mil novos consumidores em relação aos mesmos meses de 2017, e o consumo fora do lar representou 64% dos gastos com a bebida em valor.
Já o consumo de cerveja fora de casa ganhou 3 milhões de consumidores e cresceu 78% no 1º semestre deste ano, em relação ao período de 2021, quando ainda havia o isolamento social pandemia de covid-19.
As unidades vendidas tiveram um crescimento de 23,8% nesse período, ficando apenas 2,9% abaixo do mesmo intervalo de 2020.
“Somando esse movimento de retomada de consumo fora de casa, um evento das proporções da Copa do Mundo em uma época de calor no País e período de confraternizações, tem-se a equação perfeita para o mercado cervejeiro”, comenta Hudson Romano, gerente sênior de consumo fora do lar da divisão Worldpanel da Kantar.
Outros produtos
Entre os alimentos indulgentes, a categoria de sorvetes conquistou mais de 1,1 milhão de novos consumidores na Copa do Mundo de 2018, na comparação com o mesmo período de 2017. Pães industrializados registraram 770 mil novos consumidores, batata congelada e sobremesa em pó tiveram mais de 500 mil e hamburgueres mais de 380 mil novos consumidores.
O desafio para esta Copa, no entanto, está no preço. As categorias mais beneficiadas com o evento de 2018 tiveram aumento médio de preço na casa dos 7%. Apesar de os auxílios governamentais trazerem boas perspectivas para o consumo neste final de ano, marcas e varejistas terão desafios com um bolso mais apertado e preço médio crescendo 19%.
Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões de lares do Brasil.
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