Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos Mercado&Tech

Transformações digitais: revolucionando as datas especiais do comércio

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
26 de novembro de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Tech, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Transformações digitais: revolucionando as datas especiais do comércio

As transformações digitais, impulsionadas pelo crescimento do e-commerce, têm contribuído para o surgimento de novas tecnologias, principalmente na experiência do cliente e na eficiência operacional. Experiências omnichannel, Inteligência Artificial (IA), Big Data, chatbots e outras soluções e serviços de automação estão cada vez mais presentes no dia a dia dos varejistas.

Essas tecnologias tornam-se ainda mais necessárias quando pensamos datas especiais do varejo, como a Black Friday, que promete um crescimento de 9,1% em comparação ao faturamento de 2023, segundo levantamento da Confi.Neotrust.

De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compras para a Black Friday 2024, da LWSA, os consumidores estão se preparando com antecedência para a data e consideram os canais digitais dos varejistas como a principal fonte de pesquisa de ofertas. Segundo o estudo, 96% dos consumidores pretendem comprar no e-commerce durante esta data.

Um dos principais avanços nesse contexto é a facilidade no processo de compra. Os consumidores buscam experiências rápidas e sem atritos, o que inclui métodos de pagamento que sejam simples e seguros. Nesse cenário, a digitalização permite que os varejistas ofereçam diversas opções, como cartões de crédito, carteiras digitais e Pix. Essa variedade não apenas melhora a experiência do cliente, mas também aumenta as taxas de conversão durante essas importantes datas para o varejo, quando o volume de compras tende a ser maior.

Também faz parte da transformação digital e da crescente procura pelo e-commerce a preocupação com fraudes, o que faz com que os varejistas procurem por sistemas que tenham uma integração eficiente com gateways de pagamento e um robusto sistema antifraude para garantir segurança nas transações. Um sistema antifraude eficaz é essencial para proteger tanto os consumidores quanto os varejistas contra fraudes financeiras. Durante eventos como a Black Friday e Natal, as tentativas de golpe crescem substancialmente. Portanto, investir em soluções reconhecidas pode ajudar a mitigar riscos e a aumentar a confiança do consumidor nas transações online.

Em paralelo, a jornada do consumidor precisa ser fluida e integrada. Diante disso, as empresas precisam conectar diferentes sistemas, reduzindo o tempo gasto em cada etapa da compra. Esse aspecto é fundamental em datas especiais, quando cada segundo conta para evitar abandonos de carrinho. Os varejistas estão investindo em plataformas que oferecem uma experiência sem atrito, permitindo que os consumidores possam transitar facilmente entre canais online e físicos.

As tendências apontam para uma maior facilidade e simplicidade no processo de compra como um diferencial competitivo. A transformação digital no varejo não é apenas sobre tecnologia; trata-se de entender as necessidades dos consumidores e de se adaptar rapidamente em meio à constante evolução das novas tecnologias.

Luciano Decourt Ferrari é vice-presidente comercial da Getnet Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Carrefour relata desabastecimento de carnes no Atacadão, mas sem impacto relevante

Próxima Postagem

Novo Anhangabaú inaugura quiosques mirando ofertas gastronômicas para o centro de São Paulo

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab
Marcas

Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas
Economia

Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas

15 de maio de 2025
Amazon é a varejista mais valiosa de 2025, com valor de US$ 866 bilhões, aponta Kantar
Marcas

Amazon é a varejista mais valiosa de 2025, com valor de US$ 866 bilhões, aponta Kantar

15 de maio de 2025
Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série
Varejo

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

15 de maio de 2025
Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos
Marcas

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

15 de maio de 2025
Próxima Postagem
Novo Anhangabaú inaugura quiosques mirando ofertas gastronômicas para o centro de São Paulo

Novo Anhangabaú inaugura quiosques mirando ofertas gastronômicas para o centro de São Paulo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Youcom

Youcom acelera expansão física com até 15 lojas em 2025

16 de maio de 2025
Americanas lança cartão de crédito e espera emitir 1 milhão nos 12 primeiros meses

Americanas lança cartão de crédito e espera emitir 1 milhão nos 12 primeiros meses

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.