A NRF Retail’s Big Show 2024, que será realizada entre os dias 14 e 16 de janeiro, em Nova York, contará com 450 palestrantes, 1.000 expositores, 6.200 marcas e tem a expectativa de receber 40 mil visitantes.
Promovido pela National Retail Federation (NRF), entidade reguladora do setor de varejo nos Estados Unidos, o evento é considerado o principal evento de varejo do mundo.
Com o tema “Make it here and make it matter”, a NRF 2024 trará para o palco executivos e artistas como: Raj Subramaniam, CEO da FedEx Corporation, John Furner, CEO do Walmart nos EUA, Shae Hong, CEO da Made By Gather, e a atriz Drew Barrymore.
Retail media networks, varejo de luxo, propósito, inteligência artificial e dados e personalização estão entre as 5 tendências que serão destaque nos painéis e sessões do evento. Confira a seguir os temas comentados por especialistas do setor:
Retail media networks
A área de retail media será a grande revolução do varejo nos próximos anos. Com posicionamento estratégico de anúncios patrocinados por marcas e empresas, em portais de vendas online, os varejistas irão aumentar a visibilidade de seus produtos e serviços e, por consequência, influenciar o consumidor final na realização da compra.
De acordo com Célio Martinez, CEO da Mercado&Consumo, o retail media constrói um modelo de ecossistema, envolvendo as marcas com suas demandas, os varejistas com o investimento, as agências, que representam os clientes, e o consumidor final. “É uma oportunidade que os varejistas têm para controlar e garantir que os anúncios mantenham uma experiência positiva com o consumidor na jornada de compra. Além disso, é possível acompanhar em tempo real o ROI desta ação”, explica Martinez.
Na programação da NRF 2024, é possível saber mais sobre o tema na palestra “A era de ouro das redes de mídia de varejo: como o varejo físico está desbloqueando todo o potencial das RMNs”, no dia 15, com Andrew Lipsman, diretor de varejo e E-commerce da Insider Intelligence, Jonathan Lustig, Líder de Receita do Walgreens Advertising Group, e Ryan Mayward, VP de Vendas de Retail Media do Walmart Connect.
Varejo de luxo
O varejo de luxo se manteve resiliente às crises e busca cada vez mais reinventar-se para atrair consumidores. Segundo Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, o foco das marcas de luxo é o público jovem. “Exemplo disso é o lançamento da coleção de tokens não fungíveis (NFTs) da Louis Vuitton, que dá direito a experiências exclusivas e ‘gifts’ especiais aos seus proprietários, com custo de USD 40 mil”, explica Rebetez.
Entre as palestras que NRF 2024 que abordarão a temática estão: “Criando experiências de varejo de luxo”, dia 14, com Philippe Schaus, CEO da Moët Hennessy; e o painel “Como os varejistas de luxo utilizam o marketplace para avançar a sua estratégia de comércio eletrônico, mantendo seu DNA”, que será realizado no dia 15, com RJ Cilley, COO da Saks Fifth Avenue, e Adrien Nussenbaum, Co-CEO da Mirakl.
Propósito
Os acontecimentos globais dos últimos anos têm influenciado a mudança do comportamento do consumidor, que está redefinindo suas prioridades, principalmente, a forma como compra. Os clientes esperam cada vez mais das marcas e estas precisam criar novas maneiras de atraí-los, incorporando novos produtos e serviços.
Segundo Fabio Aloi, CEO da One Friedman, os dados de preferências e comportamentos de consumo se tornaram ativos valiosos, quando se trata de ampliar a atuação dos varejistas. “Se o varejo sempre foi bom em se aproximar, em expor e se relacionar, os serviços estão construindo o resultado das companhias”, afirma.
Entre os destaques do tema propósito na NRF, estão a palestra “Reimaginar o propósito para impulsionar o crescimento: o que os compradores esperam de nós e como entregar”, com Rachel Dalton, head de Insights do Varejo na Kantar, e Diana Marshall, VP e diretora de Growth do Sam’s Club; e “Valorizando o intangível: uma conversa sobre confiança, propósito e cultura”, com Hal Lawton, CEO da Tractor Supply Company, e Kelly Pedersen, sócio da PwC. Ambas as palestras ocorrerão no dia 16.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial está longe de ser um tema novo ou disruptivo. Existe há décadas, mas pode-se dizer que este é um ano de maturação e de trazê-la para o dia a dia dos varejistas. De acordo com Roberto Wajnsztok, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, este é um dos momentos mais interessantes para a utilização da tecnologia. “Nunca se viu tanto na prática os efeitos positivos da Inteligência Artificial. Certamente veremos muitas aplicações efetivas no setor de varejo”, explica o executivo.
Entre as atrações da NRF 2024 dedicadas à Inteligência Artificial estão a palestra “O Composable Commerce está liberando todo o potencial da Inteligência Artificial”, no dia 15, com Paul Johnson, VP de Engenharia da Five Below, Jen Jones, CMO da Commercetools, e Smita Katakwar, VP de Tecnologia da Wegmans Food Markets Inc.; e o painel “Varejo online para uma nova geração de compradores – Como a inteligência artificial humanizará a experiência digital”, que será realizado no dia 16, com Michael Klein, diretor da Klein4Retail Consulting, Bernadette Nixon, CEO da Algolia, e Josh Platt, VP de Produto e Experiência do Usuário da Rue Gilt Groupe.
Dados e personalização
Conhecer o cliente, saber o que ele compra, engajá-lo com a marca e, a partir daí construir o seu portfólio de produtos e serviços, utilizando canais integrados, é fundamental para os varejistas. De acordo com Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, no ambiente omnichannel, que unifica os canais e propicia uma experiência única aos clientes, as lojas tendem a ser menores, com menor custo de aluguel e de equipe e, por consequência, um estoque menor de produtos.
Por isso, é preciso conhecer bem o consumidor para planejar, assim, um estoque de produtos adequado e ajustado àquela região. “O consumidor está cada vez mais no centro dos negócios. Hoje em dia, quando um vendedor não está atendendo em loja física, ele está usando o WhatsApp para acessar remotamente os consumidores para fazer ofertas. E estas são relevantes e baseadas no histórico de compras dos clientes. As marcas só podem fazer isso, porque elas têm uma base de clientes, com dados, identificando quais são os produtos, preços e com que frequência cada cliente comprou”, explica o executivo.
Entre as atrações da NRF 2024 focadas em dados e personalização, no dia 15, a apresentação “Dados e IA dão superpoderes comerciais aos varejistas” de Michael Affronti, CEO de Commerce Cloud da Salesforce; e, no dia 16, a palestra “Simplificando a colaboração entre equipes para desbloquear o poder oculto dos dados”, com Mark Moseley Jr., CTIO da PetMeds, e Casey Zenner, VP de Vendas Global da Kount.
O que é a NRF?
A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro.
O evento é marcado por um congresso disputado que reúne presidentes das maiores marcas do varejo global, assim como especialistas que estudam o tema em profundidade. A área expositiva apresenta, ainda, as principais tendências em tecnologia e serviços para o setor.
Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes. A Mercado&Consumo faz uma cobertura especial do evento e embarca com a delegação Gouvêa.
Os executivos que se juntarem à Comunidade Gouvêa terão a oportunidade de vivenciar mentoria, curadoria de conteúdo e networking ao lado dos maiores líderes do varejo nacional. A programação completa da delegação vai do dia 10 ao dia 17 de janeiro, com atrações pré e pós-feira.
Como parte da programação, os executivos terão dois dias de study tour, reuniões exclusivas, jantares e acesso ao Retail Executive Summit (RES), evento organizado pela Gouvêa Experience, em Nova York, e que contará com palestras exclusivas. A principal atração do RES 2024 será Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden e empreendedor de varejo nos segmentos de moda, cervejaria, táxi aéreo e cinematográfico.
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