O britânico Grupo Informa Markets acaba de criar as divisões Informa Festival e Informa TechTarget, incorporando oportunidades de entretenimento e branding aos seus eventos de negócios. O anúncio faz parte da divulgação da estratégia global da empresa para os próximos cinco anos. Entre os eventos que passarão a fazer parte do novo portfólio da Informa Markets, está o Festival de Cannes, um dos maiores do mundo nas áreas de marketing, comunicação e criatividade, realizado anualmente na cidade de mesmo nome, na França.
O novo posicionamento global é anunciado após a conclusão da aquisição da Ascential, responsável pelo Festival de Cannes e pelo Money 20/20. “Os investimentos feitos nos últimos quatro anos permitiram ao grupo ganhar mais escala e profundidade nos três principais mercados de eventos: B2B ao vivo e sob demanda, serviços digitais B2B e mercados acadêmicos. Com isso, começamos 2025 com receitas de 4 bilhões a 5 bilhões de libras”, afirma Stephen A. Carter, diretor-executivo do Grupo Informa.
Informa Markets no Brasil
A Informa Markets atua, hoje, em mais de 30 países. No Brasil, está presente há três décadas e conta com mais de 30 eventos anuais, abrangendo setores como saúde, tecnologia, alimentos e bebidas, energia, indústria e agronegócio. Entre eles, estão Hospitalar, Agrishow, Futurecom, Plástico Brasil, Fispal Tecnologia, Expomafe, Energy Solution Show, Intermoda e FEIMEC.
Para Hermano Pinto Junior, diretor da Informa Markets Brasil, o setor nacional de grandes eventos representa uma grande oportunidade de relacionamento e de negócios para as empresas de diferentes mercados e tamanhos. “Diferentemente das previsões catastróficas que surgiram durante a pandemia, os eventos físicos nunca foram tão valorizados pelas empresas”, afirma.
Hermano afirma que os eventos geram satisfação para expositores e patrocinadores. Destaca, ainda, que o ano passado foi marcado por algumas inovações. “As empresas perceberam que os eventos B2B reúnem presencialmente em três ou quatro dias milhares de executivos com poder de decisão e alto poder aquisitivo o que transforma esses momentos em excelentes oportunidades de ativações de marca e live marketing”, explica.
Evento e entretenimento
Além do Festival de Cannes (marketing) e do Money20/20 / Finovate (fintech), a Informa Festival já nasce com os eventos Black Hat (segurança cibernética), GDC (jogos) e London Tech Week / Africa Tech Festival (tecnologia do futuro). O foco da divisão é mostrar o valor dos conteúdos B2B liderados pela experiência, caracterizados por mercados finais dinâmicos, conteúdo imersivo, conexões com a comunidade, desenvolvimento profissional e inspiração pessoal.
O diretor da Informa Markets Brasil acredita na tendência de grandes eventos proporcionarem aos visitantes experiências e oportunidades de entretenimento – ao mesmo tempo em que permitem a realização de negócios. “Atualmente, tudo tem um componente de entretenimento”, aposta.
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