Le Super Tout Nu inova com zero desperdício e embalagens recicladas

Supermercado francês tenta elevar a experiência de compra sustentável

Le Super Tout Nu é um dos cases inovadores apresentados no “Retail Innovations 2025”, vigésima edição do estudo realizado pelo Grupo Ebeltoft, consórcio de consultorias internacionais, que traz as principais inovações do varejo por todo o planeta.

O supermercado francês apresenta um novo conceito que tem como objetivo vender uma seleção qualitativa de produtos gerando “desperdício zero”. Os clientes encontrarão o que geralmente encontram em uma mercearia tradicional: frutas, vegetais, carne, alimentos frescos, alimentos básicos, cosméticos, higiene e produtos para o lar. No entanto, esses produtos usam apenas embalagens reutilizáveis, com como plástico e papelão sendo completamente removidos. Além disso, para garantir a qualidade dos produtos, a seleção dos fornecedores é extremamente criteriosa, obrigando-os a seguir critérios estabelecidos.

“A Le Super Tout Nu exemplifica a inovação no varejo, reimaginando a experiência de compra de supermercado em alinhamento com sustentabilidade e vida sem desperdício. Eliminando totalmente a embalagem descartáveis, a Le Super Tout Nu não apenas reduz o desperdício, mas também educa e capacita os clientes a adotarem produtos e hábitos mais sustentáveis. Além do desafio de logística e operações relacionados aos produtos a granel com embalagens reutilizáveis, a esterilização no local e a reutilização de contêineres contribuem para o avanço disruptivo da indústria. Este conceito destaca a mudança para um ambiente de varejo mais sustentável, em que o sortimento e as práticas no local ajudam a reduzir a pegada de carbono”, revela o relatório do Grupo Ebeltoft.

“Eliminando totalmente a embalagem descartáveis, a Le Super Tout Nu não apenas reduz o desperdício, mas também educa e capacita os clientes a adotarem produtos e hábitos mais sustentáveis”

Por que é inovador?

As embalagens de todos os produtos são reutilizáveis e contêineres estão disponíveis para produtos desembalados. Os clientes podem devolver as embalagens assim que estiverem vazias, ou levarem os próprios recipientes.

Ao contrário de muitas outras iniciativas em que parceiros terceiros são responsáveis pela coleta e fornecimento de embalagens reutilizáveis, a Le Super Tout Nu completa o processo internamente. Coleta, esterilização, reabastecimento e a pasteurização acontecem diretamente no local.

As marcas nacionais estão disponíveis lado a lado com uma oferta responsável e local. O tamanho do sortimento (de 2 mil SKUs) permite que os clientes comprem todos os seus mantimentos, incluindo produtos locais e orgânicos. O processo de seleção é rigoroso, pois vários critérios precisam ser atendidos: qualidade nutricional, impacto no solo e biodiversidade. Alimentos ultraprocessados podem ser oferecidos apenas se não contiverem aditivos preocupantes e se a origem for conhecida.

Imagens: Divulgação Ebeltoft

Sair da versão mobile