Dono das marcas KFC no Brasil, a International Meal Company (IMC) anunciou uma joint venture com a Kentucky Foods Chile para acelerar a expansão da rede KFC no Brasil. Pelo acordo, a IMC venderá 58,3% da operação da marca por US$ 35 milhões, mantendo 41,7% de participação na nova joint venture.
O pagamento será feito em duas etapas: US$ 12,5 milhões à vista e US$ 22,5 milhões até 2027, com juros de 5% ao ano.
“A IMC comunica ao mercado a celebração de um acordo vinculante para a constituição de uma joint venture voltada à operação e expansão do negócio KFC no Brasil. A operação está estruturada para potencializar o crescimento da rede no País, com exclusividade dos negócios KFC no Brasil”, informou em comunicado a mercado.
A Kentucky Foods Chile, que opera mais de 550 unidades do KFC na América Latina, assumirá os investimentos na expansão da rede no Brasil. Os recursos provenientes da operação serão prioritariamente destinados à redução do endividamento do IMC, além de realocar recursos para outras marcas do portfólio. “A operação prevê que o parceiro aporte os recursos para expansão do negócio KFC, sem necessidade de alocação de capital próprio pela IMC”, diz o comunicado.
A governança da joint venture será formalizada por meio de um acordo de acionistas, estabelecendo diretrizes sobre direito de voto, transferência de ações e composição dos órgãos de governança.
A operação prevê a possibilidade de ajuste na participação societária das partes, conforme novos aportes de capital sejam realizados.
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