Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Americanas reduz prejuízo e melhora rentabilidade em lojas físicas em 2024

Ebitda ajustado passou de R$ 3,42 bilhões negativos em 2023 para R$ 41 milhões negativos no ano seguinte

Redação de Redação
27 de março de 2025
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Dois anos depois da crise, Americanas apresenta plano de expansão focado no Nordeste

A Americanas registrou crescimento nas vendas e melhora na rentabilidade de suas lojas físicas em 2024, impulsionada por medidas para ampliar a eficiência comercial, operacional e financeira. O Ebitda ajustado (ex-IFRS 16) passou de um saldo negativo de R$ 3,42 bilhões em 2023 para R$ 41 milhões negativos no ano seguinte. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26).

O volume bruto de mercadorias (GMV) das lojas físicas cresceu 11,9% no ano, enquanto as vendas no conceito “mesmas lojas” aumentaram 15,0% na comparação com 2023. A margem bruta também apresentou crescimento, e o lucro bruto alcançou R$ 4,6 bilhões, alta de 10,4% em relação ao ano anterior.

“Conseguimos cumprir o compromisso de gerar resultados melhores trimestre a trimestre, em bases comparáveis equivalentes. Ou seja, 4T24 contra 4T23 e assim por diante. Tivemos uma Páscoa histórica e realizamos uma Black Friday e um Natal que bateram as expectativas e comprovaram a potência da nossa capilaridade de cerca de 1.600 lojas em mais de 800 municípios do país. Nosso cliente segue conosco”, afirmou o CEO da Americanas, Leonardo Coelho.

Segundo o executivo, os avanços foram impulsionados por melhorias no sortimento, atendimento nas lojas físicas, relação com fornecedores, reequilíbrio do capital de giro, ganhos operacionais na logística e a reestruturação da presença digital da empresa, com um e-commerce complementar à jornada de compra dos mais de 50 milhões de clientes mensais da marca.

As despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A) tiveram redução de 5,4 pontos percentuais em relação a 2023. “A busca constante pela eficiência continua sendo um norte para a nossa operação, que vem reduzindo gastos, revisando processos e trazendo ferramentas para avaliar, de forma sistemática, a qualidade da gestão e a performance. Ainda temos muito trabalho a fazer, mas esses avanços, alinhados ao nosso propósito de resolver a vida das famílias brasileiras e à maior integração entre os canais, nos dão uma base mais estruturada para 2025”, completou Coelho.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Ikea inova com plataforma de compra e venda de produtos usados

Próxima Postagem

Giuliana Flores lança modelo de franquia e pretende vender 10 unidades em 2025

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Casas Bahia: prejuízo líquido cresceu 56,3% no 1º trimestre
Notícias

Casas Bahia: prejuízo líquido cresceu 56,3% no 1º trimestre

15 de maio de 2025
Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série
Varejo

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

15 de maio de 2025
Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos
Marcas

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

15 de maio de 2025
Grupo Habib's inaugura loja de 700 m² em Alphaville com conceito dual-branded
Foodservice

Grupo Habib’s inaugura loja de 700 m² em Alphaville com conceito dual-branded

15 de maio de 2025
Loggi amplia seu modelo de conexão logística e projeta crescimento de 130% em 2025
Logística

Loggi amplia seu modelo de conexão logística e projeta crescimento de 130% em 2025

15 de maio de 2025
Piracanjuba instala primeira fábrica no Nordeste com foco na produção de queijos e derivados
Economia

Piracanjuba instala primeira fábrica no Nordeste com foco na produção de queijos e derivados

15 de maio de 2025
Minerva e Marfrig têm 100% de animais auditados em conformidade na Amazônia Legal
Indústria

Minerva e Marfrig têm 100% de animais auditados em conformidade na Amazônia Legal

14 de maio de 2025
Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos
Economia

Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos

14 de maio de 2025
Próxima Postagem
Giuliana Flores lança modelo de franquia e pretende vender 10 unidades em 2025

Giuliana Flores lança modelo de franquia e pretende vender 10 unidades em 2025

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Casas Bahia: prejuízo líquido cresceu 56,3% no 1º trimestre

Casas Bahia: prejuízo líquido cresceu 56,3% no 1º trimestre

15 de maio de 2025
Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

Varejo cresce 0,8% em março e atinge o maior patamar da série

15 de maio de 2025
Las 3 tendencias que están transformando la relación entre marcas y consumidores

Las 3 tendencias que están transformando la relación entre marcas y consumidores

15 de maio de 2025
The 3 trends that are transforming the relationship between brands and consumers

The 3 trends that are transforming the relationship between brands and consumers

15 de maio de 2025
Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

15 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.