Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O dilema da Belíndia para o varejista brasileiro

Marcos Hirai de Marcos Hirai
27 de maio de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O dilema da Belíndia para o varejista brasileiro 3

É o paradoxo do Brasil. Na década de 70, o economista Edmar Bacha cunhou a expressão “Belíndia”, que ficou famosa por, de certa forma, resumir nosso país. Segundo o autor, o Brasil seria uma “Belíndia”, ou seja, uma mistura de Bélgica, nação rica e desenvolvida, com Índia, um exemplo, na época, de subdesenvolvimento e pobreza. Trazendo para a nossa realidade de hoje, de um lado temos visto muitos varejistas alinhados com a realidade mundial, partindo para a integração omnichannel e caminhando cada vez mais para que o digital faça parte relevante do faturamento do seu negócio, marcado por um consumidor transformado pela COVID-19.

Temos porém um outro Brasil, o dos rincões, estimado em 100 milhões de pessoas que estão inscritas no programa de auxílio emergencial do governo federal que lutam para receberem os R$ 600 para manterem sua dignidade e que têm demonstrado dificuldade em usarem um aplicativo para se cadastrarem. São pessoas que sofrem neste momento para se alimentarem, pagarem seu aluguel, remédios, transporte, água, luz, gás… enfim sobreviverem… mas ao final do mês resta a pergunta? Sobra algum dinheiro para as tarifas de internet e do plano do celular?

O adiamento da prova do Enem e as dificuldades que os alunos de escola públicas enfrentam pelo simples fato de não disporem de um computador em casa ou de uma rede wi-fi para acessarem a internet via celular, demonstram a precariedade da infra-estrutura básica de muitos brasileiros para realizarem compras nas plataformas digitais.

Se dentro do “novo normal” o consumidor será cada vez mais digital, como o varejo de periferia venderá para este público? Alguns bairros das grandes cidades brasileiras simplesmente são riscados do mapa por serem “regiões com alto índice de periculosidade” para entregadores de delivery, motoristas de aplicativo e entregadores de mercadorias. A realidade destes empresários ainda é muito diferente dos bairros de classe média e dos clientes mais abastados. Temos um Brasil muito desigual. Nestas localidades, poucas mudanças estão previstas num mundo pós-isolamento social. Com exceção do álcool gel na entrada, do uso de máscaras e do distanciamento entre pessoas, as lojas físicas e o pagamento com dinheiro (ou pelo famoso caderninho do fiado) ainda prevalecerão. Há pouco espaço para inovação.

Por conta da limitação financeira das pessoas, agravada pela crise econômica gerada pela pandemia, alguns aplicativos podem ganhar algum espaço, mas num processo lento, gradual e limitado. Os apps de carteira virtual, compras/atendimento pelo whatsapp e a entrega no bairro diretamente pelo comerciante são os elementos mais omnichannel para este público.

Por sua vez, temos o Brasil-Bélgica que certamente será mais digital. Para esta parcela da população já digitalizada, os aplicativos de delivery, o e-commerce, o varejo autônomo, os meios de pagamentos digitais, os super apps, os streamings, o home-office ultra conectado, aliado com integrações com as redes 5G, com o IoT, big data, data driven marketing, inteligência digital, Data Science, dispositivos de voz e smartphones de última geração em cloud computing…ufa! Quanta diferença!

NOTA: Nesta semana, a Omnibox, startup especializada em varejo autônomo, da qual sou sócio, junto com Marcos Gouvêa de Souza e Cláudia Bittencourt está abrindo, em regime de soft open, sua primeira loja autônoma dentro de um complexo residencial na grande São Paulo. Numa parceria com uma grande rede de hortifruti, traremos uma experiencia de hiperconveniência extremamente inovadora, sem a presença de atendentes nem caixas, 24 horas por dia, 7 dias na semana, oferecendo frutas, verduras e legumes fresquinhos, abastecidos diariamente e com preços incríveis. Tudo gerenciado por um super app e muita tecnologia. Em breve anunciaremos novas parcerias com varejistas de diversos segmentos em todo o Brasil.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Vendas da Panvel crescem 11,4% no 1º trimestre

Próxima Postagem

Aceleração digital: consumidores aderem ao e-commerce e ao pagamento por aproximação

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
pagamento por aproximação

Aceleração digital: consumidores aderem ao e-commerce e ao pagamento por aproximação

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.