Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os desafios da tecnologia humana como oportunidade na integração do digital e bem-estar

Renata von Anckën​ de Renata von Anckën​
27 de junho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

O tema humanização vem ganhando protagonismo e refletindo a importância em tornarmos humanas todas as nossas atitudes, seja como pessoa ou empresa. Nessa linha, o conceito de tecnologia humana traz um novo formato de pensamento sobre como podemos proporcionar melhores condições, com foco nos seres humanos, em paralelo aos avanços tecnológicos cada vez mais rápidos e urgentes.

Esta ideia emergiu como parte de um movimento mais amplo e que questiona o impacto das tecnologias modernas na sociedade e na vida das pessoas, ganhando cada vez mais força à medida que os avanços tecnológicos aceleraram e as preocupações sobre o impacto humano dessas tecnologias se intensificam.

O intuito é garantir que a tecnologia seja projetada e utilizada de maneira responsável, atendendo às necessidades e valores humanos, contribuindo para o bem-estar e a melhoria da vida das pessoas. A partir deste movimento, temos a oportunidade de trabalhar na transformação tecnológica das empresas, adotando alguns dos conceitos que a tecnologia humana pode proporcionar para serviços e produtos digitais.

Através da tecnologia humana, podemos alinhar os objetivos buscados no desenvolvimento e implantação de soluções digitais, adotando incentivos em benefício da humanidade. Esta é uma oportunidade para tratarmos os interesses dos usuários como guia para atingirmos as metas buscadas no desenvolvimento de um novo sistema, levando em conta os hábitos e as experiências do usuário como parte do projeto, além de informar e conscientizar o usuário sobre esses objetivos.

A inclusão digital também surge como oportunidade para nos adaptarmos às diversas capacidades do usuário, abraçando a diversidade e criando um senso de pertencimento. Isso vai além das habilidades do usuário, adaptando-se a fatores como alfabetização digital e desigualdades estruturais e se atentando em integrar representatividade dos grupos alvos, para trabalhar na incorporação de comunidades vulneráveis em banco de dados ou serviços

Cada vez mais no centro das discussões, temos com o tema privacidade, principalmente em respeito à LGPD e demais iniciativas para proteção de dados dos usuários, a necessidade em nos atentarmos para que os usuários sejam proprietários dos seus próprios dados. A maneira como as informações são coletadas, analisadas, processadas, interpretadas e compartilhadas devem estar disponíveis para acesso e controle dos usuários, informando-os sobre como seus dados são utilizados e preocupando-se em obter a permissão para uso.

Com a crescente tendência em ataques e cibercrimes, a tecnologia humana traz reflexões importantes sobre a segurança ir além do hardware e software, pois nossos serviços e produtos precisam assegurar a integridade psicológica, digital e física do usuário.

Todos os dados sensíveis precisam ser armazenados em bancos separados, com implementação de soluções que garantam alta segurança e confiabilidade, além de medidas acionadas em caso de falhas técnicas ou sistêmicas, mantendo a comunicação com os usuários sobre vulnerabilidades e a adoção de procedimentos para alertá-los em caso de violação de dados.

De acordo com o estrategista digital Dave McRobbie, quando uma empresa reconhece o papel que a tecnologia desempenha, mas não esquece o papel que as pessoas desempenham, há um equilíbrio. “Um grande desafio é que muitas empresas realmente não se importam com a privacidade. Estão obcecadas em coletar dados. Minha esperança é que as empresas desenvolvam um modelo que não se baseie em distrair os usuários e clientes, mas em enfatizar a criação de um negócio que respeite seu público. Isso representa a criação de um produto ou serviço que esteja lá quando as pessoas precisam.”

O desafio cada vez maior está, além de acompanharmos todas as novidades em tecnologia e oportunidades para as empresas, seja com foco no cliente ou no fator humano dentro das nossas estruturas, em pensarmos na integração desses conceitos cada vez mais latentes com olhares importantes para o ser humano, com a estratégia e o plano de negócio.

Esta é a importância que a tecnologia humana possui, criando oportunidade para trazermos esses conceitos para discussões, aprimorando a atuação das empresas e acompanhando tendências que surgem com a aceleração tecnológica. Desta forma, conseguiremos proporcionar ambientes digitais cada vez mais saudáveis para os nossos clientes e colaboradores.

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Varejista de calçados Di Santinni chega a São Paulo com modelo de franquia

Próxima Postagem

Execução perfeita e a importância do merchandising nas lojas físicas

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​

Renata von Anckën​ é VP de Marketing & Sales​ da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação, dos quais 15 atuando com Gestão de serviços TI, Gestão de projetos e Gestão de vendas. Desenvolveu a carreira principalmente no setor de Consultoria de TI.​

Relacionados Posts

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Execução perfeita e a importância do merchandising nas lojas físicas

Execução perfeita e a importância do merchandising nas lojas físicas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

NRA Show 2025 premia inovação e sabores no foodservice

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.