Cada problema, uma solução

https://www.facebook.com/sampaiodario

Por MasterCard Brasil e Cone Sul*

O consumidor mudou. Cada vez mais conectado e engajado, ele já não é o mesmo. Quem sai às compras hoje não abre mão de pesquisar e comparar. Bom preço e relacionamento ainda são importantes, mas deixaram de ser os únicos determinantes. A decisão de consumo passou a ser afetada por outros fatores, especialmente pela internet, que se tornou a principal aliada do consumidor.

As grandes marcas já sabem disso e têm feito o máximo para navegar nos novos tempos: sites, canais de SAC online e off-line mais eficientes, presença nas redes sociais, vale tudo para estar mais próximo do consumidor. Afinal, sabe-se que só sobrevive quem tem a capacidade de se adaptar – e surpreender.

Mas e o varejista? A ele cabe a difícil tarefa de captar a atenção do cliente em meio a um mundo de opções. Os que melhor se ajustam a essa nova realidade, inclusive tirando proveito da internet como ferramenta de relacionamento, saem vencedores.

Afinal, mesmo os clientes que concretizam suas compras na loja física, quase sempre começam o processo online, lançando mão do smartphone para fazer pesquisa de preços e buscar informações sobre o produto ou o serviço desejado.

Manter o cliente próximo, e falar com ele o tempo todo é, portanto, uma das estratégias mais eficazes para “se manter no páreo”. O crescimento do e-commerce e sua integração com os demais canais de vendas vêm abrindo inúmeras oportunidades de negócios para os varejistas capazes de acompanhar as exigências dos consumidores.

“Em um cenário de crescimento dos meios digitais, oferecer soluções que permitam flexibilizar o pagamento para o consumidor final é essencial para o varejo”, avalia Alexandre Brito*, VP de Desenvolvimento de Aceitação e Negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul.

Sempre em busca de entregar comodidade ao varejista – e ao consumidor –, a MasterCard está à frente no desenvolvimento de soluções de pagamento digitais e vem investindo forte em ferramentas capazes de manter a integridade desse ecossistema, oferecendo aos comerciantes de todos os tamanhos pacotes de soluções para vender mais. Por meio de sua tecnologia, os estabelecimentos comerciais beneficiam-se de ambientes mais seguros e confiáveis para a realização das transações. O consumidor, por sua vez, ganha poder de compra instantâneo e sem complicações.

Mas se engana quem vê a MasterCard apenas como sinônimo de meios de pagamentos eletrônicos. Muito antes de chegar ao caixa, varejista e consumidor podem se beneficiar de um vasto leque de soluções, que vão desde o mapeamento das necessidades do estabelecimento até o pagamento rápido e seguro com smartphone.

A MasterCard leva em conta o perfil do estabelecimento antes de oferecer ferramentas e soluções a seus clientes. Enquanto para um restaurante self service a prioridade pode ser agilidade no pagamento, uma loja de luxo precisará conhecer melhor a clientela e ofertar facilidades, como um programa de fidelidade que permita trocar os pontos acumulados por serviços atraentes, por exemplo.

Uma solução customizada para cada necessidade. Por meio de produtos e serviços baseados em dados confiáveis e tecnologias de ponta, a MasterCard entrega valor aos varejistas e os auxilia a resolver questões fundamentais para seus negócios, sempre visando criar as melhores experiências de compra para pessoas do mundo inteiro.

*Alexandre Brito é VP de Desenvolvimento de Aceitação e Negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul. E-mail: Alexandre.brito@mastercard.com.

Sair da versão mobile