Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Supermercados

Carrefour planeja abrir 20 lojas do Atacadão e até nove unidades do Sam’s Club em 2024

O Grupo teve lucro líquido de R$ 330 milhões no segundo trimestre de 2024 e reverteu prejuízo de R$ 249 milhões no mesmo período de 2023

Redação de Redação
27 de julho de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Carrefour aumenta lucro, com alta da receita acima da previsão no 1º semestre de 2023

O Grupo Carrefour Brasil atualizou nesta semana suas projeções de abertura de lojas do Atacadão em 2024. A expectativa, que era de 10 a 12 novas lojas, passou para 20, todas conversões de lojas do varejo, sendo 12 hipermercados Carrefour e oito supermercados. Serão abertas ainda algo entre sete e nove lojas do Sam’s Club.

A empresa também atualizou as projeções de captura de sinergias (valor adicional decorrente de fusão). O CEO da companhia, Stéphane Maquaire, chamou a atenção para a evolução das sinergias antes do esperado, na mensagem da administração da companhia em seu documento de demonstração de resultados. Em 2021, o Carrefour anunciou a compra do Grupo Big por R$ 7 bilhões e, no ano passado, terminou a conversão de 129 hipermercados Big em lojas com a bandeira Atacadão.

“Atingimos a marca de R$ 2,3 bilhões de sinergias anualizadas, ultrapassando nossa meta de R$ 2 bilhões em cerca de 17% e 18 meses antes do previsto. Estamos seguros de que ainda há mais por vir com as lojas maturando e as sinergias de receita começando a se materializar. Dessa forma, estamos aumentando nossa meta de ‘run-rate’ (taxa de execução) de sinergias para R$ 3 bilhões por ano ao final de 2025”, afirmou.

O diretor vice-presidente de finanças, Eric Alencar, disse que, embora na linha de receitas as sinergias estejam mais vagarosas do que o esperado, na parte de despesas tem sido possível caminhar de forma mais rápida, o que acelerou o processo de captura.

Lucro no segundo trimestre

O Carrefour teve lucro líquido de R$ 330 milhões no segundo trimestre de 2024 e reverteu prejuízo de R$ 249 milhões no mesmo período de 2023. No conceito ajustado, o lucro foi de R$ 151 milhões, com alta de 412,5%. O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou em R$ 1,609 bilhão, alta de 20,2%. Já a receita líquida foi de R$ 29,619 bilhões, com alta de 7,8%. A receita líquida das vendas das lojas, por sua vez, foi de R$ 28,047 bilhões, alta de 8,1%.

As vendas consolidadas do grupo, que totalizaram R$ 30,5 bilhões no período, com crescimento de 4,9% ante o mesmo período de 2023, foram puxadas por vendas em mesmas lojas (conceito que considera apenas os estabelecimentos que estavam abertos um ano antes e seguiram abertos no trimestre) com alta de 7,4% no Atacadão, 2,5% no Sam’s Club e 2,3% no negócio de varejo (excluindo as vendas dos postos de gasolina).

No Atacadão, as antigas lojas do Grupo Big transformadas na bandeira de atacarejo da companhia, foram responsáveis por 11,5% das vendas do segmento e apresentaram crescimento em mesmas lojas de 21,4% no trimestre, o que, para a companhia, indica que esse conjunto de estabelecimentos está amadurecendo dentro do esperado. A bandeira teve seis novas lojas no trimestre e um fechamento.

Eric Alencar aponta que apesar de uma margem bruta com queda de 0,3 ponto porcentual, para 14,6%, o Atacadão entregou margem Ebitda ajustada de 6,1%, com 0,4 ponto porcentual a mais. Para ele, isso é fruto, entre outras coisas, de lojas convertidas mais maduras.

O varejo, por sua vez, teve queda nas vendas em mesmas lojas de 0,4% no segmento alimentar e desempenho positivo de 7,5% no não alimentar, desconsiderando a venda dos postos de gasolina. As vendas totais, porém, caíram 11,3% na comparação anual pela redução de 20% na área de vendas. Nos últimos nove meses, foram 11 lojas de varejo (8 hipermercados + 3 supermercados) transformadas em lojas Atacadão e Sam’s Club, além de 126 lojas (16 hipermercados + 110 supermercados) fechadas. O grupo ainda encerrou a parceria para operação de 15 supermercados Super Nosso em Minas Gerais no segundo trimestre de 2024.

No Banco Carrefour, o faturamento somou R$ 16,6 bilhões no trimestre, alta de 13% na comparação anual. Quanto à inadimplência, o índice de atrasos acima de 30 dias atingiu 14,8% no trimestre, com queda de 2,2 p.p. na comparação anual e -0,2 p.p. sobre o trimestre anterior. Os atrasos acima de 90 dias, por sua vez, tiveram redução de 1,7 p.p. na comparação anual e aumento de 0,1 p.p.frente ao trimestre anterior, alcançando 12,0% do total.

Com informações de Estadão Conteúdo (Talita Nascimento).
Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

Americanas oficializa aumento de capital bilionário após um ano e meio de crise

Próxima Postagem

China: enquanto crescimento desacelera, Pequim tenta impulsionar economia

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
China

China: enquanto crescimento desacelera, Pequim tenta impulsionar economia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.