Solidão e hiperconexão: a geração Z, de 18 a 24 anos, tem o smartphone como grande aliado na vida. A população brasileira possui 5,8% de sua população em depressão e a média mundial não passa de 5, mas encontrar os amigos e interagir em ambientes compartilhados auxilia na felicidade.
Assim, a aproximação das pessoas e a reinvenção da forma de comer estão muito ligadas. Cristina Souza, diretora-executiva da GS&Libbra, afirma que o foodservice brasileiro é impulsionado por, entre outras questões, a grande possibilidade de crescimento do mercado.
Segundo pesquisa realizada pela closing the delivery gap, Bain & Company, 80% das empresas acreditam que oferecem “superexperiências” para seus consumidores, mas apenas 8% dos consumidores concordam com isso. Pierre Berenstein, CEO do Brasil da Bloomin´ Brands International afirma que, por meio da entrega de produtos em casa (cada vez mais comum), é possível criar um momento Outback em domicílio.
Como a alimentação é um momento imersivo e social, a marca tenta proporcionar experiências únicas mesmo longe do ambiente no qual a comida é feita. A comida “instagramável” é muito valorizada pela equipe. Uma das campanhas que mais deu resultado na empresa foi a do Dia dos Namorados em 2019: foram produzidos 700 mil fondues pelo restaurante.
Vinicius Abramides, diretor-geral de Casual Dining da Cia Tradicional de Comercio, apresentou algumas marcas do conglomerado, como a Bráz Pizzaria, o Bar do Cofre e a Lanchonete da Cidade. A última é a mais recente e foi criada pela necessidade de criar ambientes nos quais as pessoas lembrarão de terem ido. Por fim, ressalta-se que jovens gastam, hoje, 24% de sua renda em alimentação, enquanto, com vestuário, o percentual é quase o mesmo, por exemplo.
Desse modo, “transformar os shoppings em destinos de felicidade e oportunidades” é uma das missões de Jini Nogueira, diretora Comercial da brMalls. Ela acredita que transformar o shopping em um destino, levando propósitos, momento e experiências e conectando pessoas seja a melhor forma de continuar mantendo o negócio vivo.
* Imagem reprodução