Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Cornershop e o desafio de crescer após a volta do consumidor ao supermercado

Head da operação no País, Cristina Alvarenga, concedeu entrevista ao portal Mercado&Consumo

Aiana Freitas de Aiana Freitas
27 de agosto de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos

O aplicativo de entrega de compras de supermercado Cornershop chegou a 17 novas cidades brasileiras nos últimos meses, num movimento que representa a maior expansão da sua história. A empresa, criada em 2015 no Chile, foi adquirida na totalidade pela Uber neste ano e aportou aqui em fevereiro de 2020, pouco antes de a pandemia de covid-19 forçar o isolamento social e impulsionar as compras online. O Brasil é, hoje, o mercado em que ela cresce mais rapidamente.

“Essa expansão nos leva a regiões importantes nas quais ainda não tínhamos uma presença consolidada, como Nordeste, Norte, Centro-Oeste e interior de São Paulo”, conta a head da operação no País, Cristina Alvarenga, em entrevista ao portal Mercado&Consumo. Entre as cidades que o aplicativo passou a abranger nos últimos meses, estão João Pessoa (PB), Belém (PA), Cuiabá (MT) e Jundiaí (SP).

Nesse processo de ampliação geográfica, a “Cornershop by Uber”, marca oficial que passou a adotar após a aquisição, fortaleceu as parcerias com as redes regionais de supermercado, como Bompreço e TodoDia. “O varejo no Brasil é muito fragmentado. Os varejistas de atuação nacional já são todos nossos parceiros, mas existe um belo pedaço do Brasil coberto por redes regionais. Aqui é o país em que a quantidade de parcerias com redes regionais é maior”, conta Cristina.

Cornershop fortalece parcerias com redes regionais e chega a 17 novas cidades
Shoppers da Conershop são profissionais autônomos, assim como os motoristas e entregadores da Uber

Novos desafios

A empresa tem, hoje, o desafio de continuar crescendo num momento bem diferente daquele vivido no início das operações no Brasil. Durante os meses de isolamento social, a aderência dos consumidores foi muito grande. Convencer o cliente a delegar a compra de supermercado para outra pessoa, algo que poderia ser complicado, ficou mais fácil naquele momento. “A penetração de supermercado na compra online sempre teve uma barreira muito grande. O que existia até então eram entregas em um, dois dias. O que a Cornershop faz é usar a tecnologia para viabilizar a entrega dessa compra em 60, 90 minutos, ou agendar a compra. Com o contexto do lockdown, as pessoas se preservaram em casa, o que aumentou a chance de penetração.”

De março a abril do ano passado, a Cornershop cresceu sete vezes de tamanho. “Nossa entrada no Brasil foi muito planejada antes da pandemia. Mas éramos uma empresa pequena, havíamos começado em São Paulo e no Rio de Janeiro no fim de janeiro e tínhamos 20 funcionários. Nossos esforços todos tiveram de ser multiplicados”, diz Cristina.

Outro desafio foi garantir a segurança dos funcionários e dos shoppers, os parceiros que vão aos supermercados realizar as compras. Isso se traduziu em novas orientações para a hora da compra e da entrega. “Tivemos as ‘dores do crescimento’ por estarmos numa categoria que cresceu de maneira desenfreada em função do contexto. Fizemos treinamentos 100% online.”

Os shoppers são profissionais autônomos, assim como os motoristas e entregadores da Uber. A maioria é formada por homens, mas a quantidade de mulheres exercendo a atividade é maior do que a de mulheres atuando como motoristas, por exemplo. Segundo Cristina, são pessoas que buscam o app porque precisam complementar a renda, mas ficam porque se engajam na missão de ajudar outras pessoas.

Cornershop fortalece parcerias com redes regionais e chega a 17 novas cidades

Aprendendo sobre o cliente

Entre fevereiro e abril deste ano, com o recrudescimento da pandemia, a Cornershop voltou a registrar um crescimento expressivo: dobrou de tamanho. A expansão começou por São Paulo e o plano de alcançar 17 novas praças foi cumprido. No total, a empresa está hoje em 103 municipalidades. A avaliação positiva dos clientes, além da propaganda boca a boca, continuam fazendo a empresa crescer, ainda que não nas taxas vistas anteriormente. Conta a favor, ainda, o fato de que, com um ano e meio de Brasil, a Cornershop passou a entender melhor o cliente daqui.

“Uma das coisas que aprendemos é que, tendo o cliente uma lista de compras ou não, ele insere mais itens no carrinho. Além disso, agora, esse cliente que está com a gente há bastante tempo está evoluindo seu estilo de compras. Ele permanece na plataforma, mas pede um sortimento mais amplo. Antes, se ele não encontrava a marca que queria, isso não impactava na conversão. Agora, já impacta. A barra já subiu.”

A empresa também percebeu a importância de ampliar os segmentos em que atua. Hoje, além de supermercados, o aplicativo conta com farmácias, açougues, pet shops e lojas de presente. Outras categorias estão em desenvolvimento, como construção e decoração, cama, mesa e banho e moda.

“O que estamos assistindo aqui entre a Cornershop e a Uber é a ampliação das parcerias nos novos modelos de negócio. Negócios diferentes se integrando para oferecer uma oferta única, com maior valor percebido, hiperconveniência e custos competitivos. O mercado ancorado nas plataformas digitais se transformando a cada instante”, analisa o consultor da Gouvêa Consulting Jean Paul Rebetez, colunista da Mercado&Consumo.

Imagens: Divulgação

Postagem anterior

Tokens vão substituir adesivos e cupons de descontos no varejo

Próxima Postagem

Ricardo Dias assume cargo de conselheiro de administração da Petz

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir "fábricas de IA" na Arábia Saudita
Tecnologia

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir “fábricas de IA” na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações
Logística

Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

13 de maio de 2025
Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia
E-commerce

Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

13 de maio de 2025
Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas
Economia

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

13 de maio de 2025
Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China
Economia

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

13 de maio de 2025
Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre
Notícias

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Petz diz que nova empresa terá sinergias anuais de R$ 230 mi a R$ 330 mi de Ebitda incremental

Ricardo Dias assume cargo de conselheiro de administração da Petz

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir "fábricas de IA" na Arábia Saudita

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir “fábricas de IA” na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

Nova ferramenta da ID Logistics dá mais autonomia a caminhoneiros e agiliza operações

13 de maio de 2025
Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

Falta de estoque no e-commerce derruba vendas e visibilidade de produtos já no primeiro dia

13 de maio de 2025
Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

Bancos Centrais do Brasil e da China assinam acordo de troca de moedas

13 de maio de 2025
Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

Casa Branca: Trump assina ordem para ajustar as tarifas da China

13 de maio de 2025
Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.