Criados pelo varejo para fidelizar os consumidores, os cupons de desconto e de resgate estão dando espaço aos tokens graças à tecnologia blockchain. “O token pode servir como um programa de fidelidade, que a gente denomina como lealdade. E isso pode ser explorado pelo mercado brasileiro”, disse Manoel Belém, da Ecatu Participações, durante mais uma edição do “Programa de Desenvolvimento Estratégico em Consumo e Varejo” promovido pela Gouvêa Academy, braço de educação corporativa da Gouvêa Ecosystem.
Belém destacou como uma das principais vantagens do token a possibilidade de a empresa conhecer melhor o cliente por ter rastreabilidade do cupom. Além disso, uma das características dos cupons de desconto é que hoje em dia há mais emissão do que resgate, o gera um déficit crescente de benefícios.
Com as carteiras digitais, o grau de usabilidade tende a ser maior, pois o consumidor estará portando o benefício e não precisa levar o cupom e fazer a inscrição, entre outras burocracias. “Dependendo da situação, ele [token] pode assumir a posição de um cupom de desconto, de uma milhagem ou cashback”, afirma.
Segundo ele, em uma pesquisa do setor para entender qual seria um programa de lealdade ideal, o principal ponto citado foi de que não deveria existir a obrigatoriedade da reciprocidade com o emissor. “Isso implica na utilização universal e você diminui uma série de custos embutidos na cadeia.”
No futuro, Belém ressalta que o consumidor poderá fazer um intercâmbio dentro de sua própria carteira e trocar os pontos com familiares e com amigos.
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